Adolescentes criam vídeo sobre direitos em oficina de Educomunicação

27/06/2018
Adolescentes criam vídeo sobre direitos em oficina de Educomunicação

#MOCPorumSertaoJusto

Adolescentes das comunidades de Salgado e Ponto Novo, do município de Riachão do Jacuípe, participaram nesse 27 de junho da oficina de Educomunicação realizada pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC), como parte das ações do Projeto Parceiros por um Sertão Justo, que tem o apoio da ACTIONAID.

O objetivo da oficina foi aprofundar a concepção da Comunicação como um direito e instrumento de mobilização social; Discutir sobre a representação das pessoas/ comunidade na mídia e construir estratégias de comunicação que possam contribuir para dá visibilidade das ações dos sujeitos e comunidade.

A princípio os/as adolescentes participaram do debate sobre comunicação e, em grupos, através de desenhos construíram mapas de suas comunidades mostrando o desenvolvimento local, atividades sociais e manifestações de cultua popular. Posteriormente mediante o carrossel falaram como veem, ouvem e sentem sobre a comunicação que conhecem e tem acesso no seu cotidiano. O debate foi rico e proveitoso, pois trouxe elementos sobre os meios de comunicação e um panorama sobre as plataformas digitais, proporcionando a análise e conscientização da construção de uma sociedade mais igual a partir dos processos da comunicação.

Diante das estratégias a serem construídas os/as adolescentes construíram um roteiro de um informativo e através de smartphone fizeram agravação do vídeo, que com o auxílio da jovem Valdice, que acompanha o projeto no município, e da técnica do Programa de Comunicação do MOC, Kívia Carneiro, fará a edição. O informativo falou sobre os direitos de crianças e adolescentes

O MOC sempre buscou contribuir na promoção dos direitos da criança e do adolescente com vistas à criação e a manutenção de um ambiente de desenvolvimento participativo e plural.



Por: Kivia Carneiro 
Programa de Comunicação do MOC