MOC participou da X Conferência Municipal em Feira de Santana

30/11/2018
MOC participou da X Conferência Municipal em Feira de Santana

O Movimento de Organização Comunicação Comunitária (MOC), esteve presente na X Conferência Municipal de Direitos da Criança e Adolescente de Feira de Santana, entre os dias 28 e 29 de novembro, através da técnica do Programa de Educação do Campo Contextualizada (PECONTE) Daiane Santos, contou ainda com a participação do Conselho Estadual de Direitos da Criança e de adolescente (CECA), pela presidenta Vera Carneiro, que representa o MOC neste Conselho. O evento aconteceu na fundação Senhor dos Passos, em Feira de Santana. O Momento envolveu crianças e adolescentes, jovens, educadores, gestores/as, sociedade civil, entre outros, com uma programação rica e bastante produtiva.

A Conferência tem como tema geral no ano de 2018: "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. O objetivo geral da Conferência é mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de direitos- SGD, crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias\ações de enfrentamento ás violências e considerando a diversidade do Município de Feira de Santana, Bahia.

“A Conferência de Feira de Santana é muito importante dentro do estado da Bahia, e por nós também, eu também sou da presidência do CECA, nós também estamos com uma atuação aqui em Feira, através do MOC e por ter essa atuação no território que achamos muito importante essa Conferência. Então, queria parabenizar o município de Feira de Santana que sempre realizam essa Conferência de forma participativa e em um momento tão importante na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes, que estão sendo tão ameaçados na atual situação do país. É necessário também, que nessa conferência os grupos possam se debruçar nas propostas dos eixos temáticos, na defesa, na proteção integral, na diversidade e nas diversas formas de combate à violência”, ressaltou Vera Carneiro, na mesa de abertura da Conferência.

Tendo como tema principal a Proteção Integral, a X Conferência Livre abordou os eixos ‘Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social’, ‘Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes’, ‘Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes’, ‘Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes’ e ‘Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescente’.

O MOC atua nos municípios, com projetos que corroboram com a busca e garantia dos direitos das crianças e adolescentes, contando com a parceria da instituição alemã Kinder Not Hilfe (KNH)


Por Alan Suzarte

Programa de Comunicação do MOC