MOC e Actionaid se reúnem para atualizar Projeto Parceiros/as Por um Sertão Justo

18/01/2019
MOC e Actionaid se reúnem para atualizar Projeto Parceiros/as Por um Sertão Justo

“Eu quero luz, quero alegria, quero força p'ra cantar todo santo dia”. Foi com essa canção que começou as boas vindas da Oficina de Atualização de Linha de Base do Projeto Parceiros Por Um Sertão Justo, entre os dias 14 e 16 de janeiro, no município de Feira de Santana, na qual o MOC se reuniu com a Actionaid Brasil, grande parceiro de parte dessa caminhada de mais de 50 anos de luta e insistência por um Sertão Justo. A oficina visou dá continuidade a elaboração da Linha de Base do projeto, que busca contribuir para garantia de direitos aos povos do campo, em especial para crianças e adolescentes.

 

A oficina foi conduzida pelo representante da Actionaid Brasil, Sergio Costa e contou com a participação, envolvimento e compromisso de quem acredita nessa caminha e luta por direitos, sendo membros das áreas programática do MOC, como: Produção de Alimentos e Agroecologia (PAPAA), Programa de Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários (PFEES), Programa de Educação do Campo Contextualizada (PECONTE), Programa de Comunicação (PCOM) e Programa de Gênero (PGEN).

 

Os programas fomentam junto a Actionaid ações de Direito à Educação, Direito da Mulher e Direito a Produção e Comercialização da Agricultura Familiar, na linha de base e de estratégias do Programa Local de Direitos (PLD), que se propõe a corroborar na garantia de direitos efetivos para sujeitos, levando protagonismo, autonomia e liberdade na perspectiva de conviver e viver em um lugar justo, democrático e feliz.

 

Em uma construção muito produtiva, a atividade seguiu com retomada conceitual sobre Teoria de Mudanças de Linha de Base para mensurar as mudanças e impactos, como ainda atualizando o contexto e análise de riscos, atualizou-se também a Linha de Base e definições de metas para o ciclo 2018-2020, bem como o Sistema de monitoramento e avaliação, além do fortalecimento do Sistema de Vínculos Solidários, entre outros pontos importantes dos feitos do projeto.






Por: Robervânia Cunha

Programa de Comunicação - MOC