Prosperar aposta em Jovens Multiplicadores

10/06/2005

O Prosperar III, um projeto de geração de renda para famílias de baixa renda do semi-árido baiano, apresenta novos métodos e estratégias. Na terça-feira (07/06), foi lançada a segunda etapa do projeto em Conceição do Coité, onde os Jovens Multiplicadores de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) receberam uma bicicleta e um kit com camisa, boné e bolsa de trabalho. O projeto envolve 310 jovens de 32 municípios das Regiões do Sisal, do Jacuípe e Piemonte.

Ronaldo Queiroz, 20, do município de Barrocas disse que o projeto veio na hora certa. Além de cuidar da própria propriedade, ele acompanha 20 famílias na comunidade de Barreiras, onde mora. "Eu nasci na roça, estou me criando aqui e gosto de morar no campo. As capacitações têm tudo a ver comigo", declarou.

A agricultora Josefa Lima tem quatro filhos e dois deles estão no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Atendida pelo Projeto Cabra Escola com três cabras e um bode, ela agora tem leite nutritiva de qualidade para a família. Na sua pequena propriedade, ela tem um cercado, onde iniciou a criação de uma Agrofloresta, onde planta frutas, verduras, palma e árvores para replantio. Ela entende que o acompanhamento de um técnico é importante por que ajuda a compreender o que fazer nos momentos de dificuldades: "Ele cobra quando a gente não faz uma coisa que falou e nos ajuda em tudo, fala quando as cabras não tão bem e outro dia até nos ajudou a pegar umas cabras que fugiu", conta descontraída a agricultora.

Com 15 anos de experiência no Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar do MOC, o técnico Luiz Lisboa, o Luizinho, é um dos 11 técnicos que atuam na Assistência Técnica Rural desenvolvida pelo MOC e as entidades do movimento social. Luizinho disse que o projeto é inovador e desafiador para as entidades e os próprios jovens. "A vantagem é que além dos jovens terem contato direto com a agricultura e serem filhos de pequenos agricultores ainda são na maioria egressos do PETI e conhcem as famílias, bem como as famílias os conhecem", explica o experiente Luizinho que também é agricultor.

Os Jovens Multiplicadores estão sendo capacitados pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) com o apoio das entidades do movimento social da região e vão trabalhar com 12,8 mil famílias que fazem parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). As famílias beneficiadas pelo Prosperar I e II e novas famílias inclusas este ano são capacitadas, recebem crédito para investir nas propriedades e também são acompanhadas por um jovem que tem o papel de mobilizar e socializar informações entre os agricultores familiares de seus municípios.

Características especiais do Projeto Prosperar

Controle social e produção coletiva: As organizações sociais (Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Associações etc.) continuam como efetivos parceiros na execução do projeto. Além das entidades representativas que ajudam no monitoramento e execução do projeto, as organizações dos agricultores são incentivadas a beneficiar e a comercializar a produção, ajudando a agregar renda para as famílias e gerar novos postos de trabalho nas agroindústrias e centros de comercialização.

Desenho da propriedade: Continua sendo o instrumento pelo qual se pode organizar ou reorganizar os sistemas de produção dos agricultores. O "desenho da propriedade" mantêm-se como a forma de estabelecer a comunicação entre os técnicos e as famílias para a melhoria do desempenho produtivo de cada uma.

Bem-estar da família: As questões de bem-estar da família como a alimentação, a água, o direito à escola, entre outras, são tão importantes quanto o aumento da produção e da renda.

União dos agricultores: Os agricultores são assistidos em grupos para fortalecer a organização de base. Além dos eventos de capacitação realizam reuniões nas comunidades.

Qualificação dos agricultores e jovens: Todos participam de cursos, oficinas, seminários, intercâmbios e outras atividades de capacitação.

Convivência com a realidade: O projeto trabalha com a dimensão que é preciso melhorar a produção e a produtividade das lavouras e dos criatórios a partir das condições do clima e do solo onde se pretende produzir. A convivência com a seca, compreendendo-a como fenômeno natural é fundamental para organizar a produção de maneira bem adaptada.

Atendimento integral: O projeto trabalha com a concepção que a família, por exemplo, que constrói uma cisterna para ter água deverá ser a mesma que recebe assistência técnica, crédito e a que o filho participa do Baú de Leitura. Para o MOC será o conjunto destas ações que permitirá seu progresso. O Prosperar tem parceria com projetos como o Programa Um Milhão de Cisternas Rurais, com as Cooperativas do PRONAGER, Projeto Conhecer, Analisar e Transformar (CAT), Capacitação de Professores Rurais, Baú de Leitura, Agente de Família, Crédito Fundiário e Vida Nova.