PECONTE realiza Encontro e Intercâmbio Intermunicipais com Educadoras/es

22/02/2019
PECONTE realiza Encontro e Intercâmbio Intermunicipais com Educadoras/es

O Movimento de Organização Comunitária (MOC) promoveu o Encontro e Intercâmbio Intermunicipais com Educadoras e Educadores das Escolas do Campo, através do Programa de Educação do Campo Contextualizada ( PECONTE), entres os dias 21 e 22 de fevereiro, no Hotel Seabra, em Feira de Santana e contou com a presença dos sujeitos sociais, entre eles professores, coordenadores e a sociedade civil.

O objetivo principal desse encontro foi de avaliar, aprofundar a compreensão do itinerário pedagógico e planejar as ações de Educação do Campo Contextualizada, a partir da temática anual da Ficha Pedagógica, articulando ações com os sujeitos sociais / sociedade civil dos municípios.

A Coordenadora Maria Lúcia, da Escola do Campo do Município de Ichu, falou um pouco sobre a importância dessas ações para o seu município. “Esse encontro vem desenvolvendo uma formação continuada de educadores e pode contribuir com a formação dos professores que estão atuando nas escolas do campo, nos municípios, eles podem contribuir com o fortalecimento das ações Integradas, entre poder público e sociedade civil. Assim como pode contribuir, a partir da definição de estratégias pedagógicas articuladas nos municípios, de forma que melhore a aprendizagem dos estudantes, a partir de uma educação contextualizada que é o objetivo do itinerário pedagógico, de uma educação contextualizada para convivência com o semiárido, onde as crianças tenham acesso a conhecimentos, que os ajudem na construção dessa formação cidadã, humana e tão necessária para o desenvolvimento social.

A metodologia utilizada no evento foi de construções coletivas do conhecimento, a partir dos saberes prévios, trazidos pelos participantes, seguindo os passos do itinerário pedagógico Conhecer, Analisar e Transformar (CAT).

Foi um momento de intercambiar saberes e trocas de experiências da Educação do Campo Contextualizada entre vários municípios com a sociedade civil organizada e também de construir um esboço geral das Fichas Pedagógicas /Planejamento dos municípios participantes a serem estudadas e complementadas depois com as/os professores dos municípios, inserindo a dimensão da Educação Contextualizada, Não Sexista e Não Discriminatória.

“O intercâmbio tem uma importância social para nossa formação, no sentido de que contribui para que o nosso trabalho ele aconteça no município, de forma contextualizada e falar de contextualização para a gente, é falar daquilo que pertence ao nosso cotidiano e a gente traz a esse contexto, para valorizar de fato aquilo que tem sentido para a vida das pessoas, porque nós acreditamos que a educação contextualizada ela é capaz de transformar vidas e a gente percebe o desenvolvimento dos alunos, a partir do momento em que ele se ver também e eles conseguem ver a sua comunidade valorizada dentro da própria escola”, ressaltou Fredson Rodrigues, Coordenador da Escola do Campo do Município de Serrolândia.

O encontro também refletiu sobre os desafios enfrentados no desenvolvimento do trabalho CAT/ Baú de Leitura durante o momento atual e levantou possíveis possibilidades de superação e mais avanços.

“Nós estamos vivendo um momento muito difícil para a educação contextualizada, com os cortes de orçamento e com a PEC 55. Estamos vendo em alguns municípios, os fechamentos das escolas do campo, alguns gestores não assumindo bem a proposta político-pedagógica, que é da educação contextualizada e nós mobilizamos a sociedade civil e as famílias para a superação desses desafios. Outro desafio que nós enfrentamos, é uma ideia de militarizar as escolas e isso para as crianças é algo que não contribui com o processo de aprendizagem delas, de um processo que deve ser livre e democrático, da liberdade de ensinar e aprender com criatividade”, frisou Vera Carneiro, coordenadora do Programa de Educação do Campo Contextualizada do MOC.

No segundo dia, o intercâmbio refletiu com o Seminário Regional, com o Professor Jorge Nery, sobre o fechamento das escolas do campo, militarização das escolas, cortes de orçamentos para Educação e a importância da organização e mobilização da Sociedade Civil organizada junto às famílias para lutar contra os ataques ao direito priorizada da Educação do Campo Contextualizada nas comunidades rurais.

Durante o evento ainda aconteceu dinâmicas de conhecimento, integração dos participantes, chuvas de ideias, debates, trabalhos em grupos, seminários, encaminhamentos do encontro, jantar cultural e no final uma avaliação geral do intercâmbio.


Por: Alan Suzart