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Jovens e educadores debatem o papel da comunicação na garantia dos direitos de crianças e adolescentes
27/08/2010
Aproximar municípios geograficamente distantes, fazendo com que estes possam trocar experiências de como as ações do projeto Comunicação pelos Direitos na Região Sisaleira estão sendo desenvolvidas nas salas de aula.
Este foi um dos objetivos do intercâmbio realizado nos dias 25 e 26 de agosto, que reuniu jovens comunicadores e educadores de dez municípios, no Salão Paroquial de Conceição do Coité. A partir de trabalhos de grupos, os participantes identificaram quais direitos de crianças e adolescentes estão sendo garantidos nos municípios e quais as principais violações.
Educadora da escola João Rodrigues, no assentamento de Nova Palmares, em Conceição do Coité, Hilma Ramos afirma que o projeto causou uma mudança de olhar sobre algumas questões. “Hoje eu tenho um novo olhar sobre a comunicação. Pensava que era algo que estava distante de mim e na verdade descobri que nós podemos fazer comunicação”.
Também educadora em Nova Palmares, Jucicléia Araújo acrescenta que mudou também a forma de trabalhar os direitos de crianças e adolescentes. “Sempre trabalhamos os direitos na ficha pedagógica, mas agora, através do projeto, nós trabalhamos de acordo com a realidade dos nossos alunos na comunidade, e as próprias crianças estão falando sobre os seus direitos”.
Para a jovem comunicadora de Nordestina, Jucélia Silva, “o intercâmbio está sendo muito produtivo, estou tendo a oportunidade de conhecer o trabalho dos demais educadores e desejo colocar em prática algumas idéias”, disse Juci que acompanha as ações do projeto na comunidade de Mari.
Novas experiências – Trabalhando com uma turma multiseriada de 3º e 4º série, com 45 alunos, a educadora Maria Consuelo, de Serrinha, tem enfrentado muitos problemas. Durante o intercâmbio ela falou das dificuldades em desenvolver as atividades na sala de aula, mas, que o contato inicial com a metodologia de educomunicação fez com que os alunos trabalhassem em grupo, despertando suas habilidades para o desenho, poesias e até mesmo, a música.
“O professor tem que está sempre buscando novas experiências para que a metodologia seja agradável para o aluno, para o professor e que ela possa contribuir no processo de aprendizagem. A mudança é difícil, mas, é possível. Estou mudando a minha visão em relação à comunicação e educação”, afirmou Maria Consuelo, educadora da Escola Carlos de Freitas Mota Júnior, no povoado de Murici.
Na avaliação da coordenadora do projeto, Nayara Silva, o intercâmbio foi muito bom. “Nós percebemos a aceitação do projeto nas comunidades, na escola e vimos que de fato a comunicação comunitária e a metodologia de educomunicação está contribuindo para o fortalecimento dos direitos das crianças e adolescentes, ajudando a dar visibilidade às demandas das comunidades”.
Sobre o projeto - O projeto Comunicação pelos Direitos na Região Sisaleira é uma realização do MOC com patrocínio do Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras que busca contribuir para o fortalecimento dos direitos das crianças e dos adolescentes através da capacitação de jovens comunicadores comunitários e educadores do campo em 10 municípios do Território do Sisal, contribuindo para o protagonismo infanto-juvenil, a qualificação profissional de jovens na área de comunicação social, e visando a democratização da comunicação.
Os municípios contemplados pelo projeto são: Araci, Conceição do Coité, Ichu, Serrinha, Retirolândia, Valente, São Domingos, Nordestina, Queimadas e Quijingue.
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