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Rede Educom do CODETER foi formada no Território do Sisal
04/04/2019
A Rede Educom do Colegiado Territorial (CODETER) do
Território do Sisal foi formada durante Oficina Formativa Educomunicativa,
promovida pelo Departamento de Formação de Órgãos Colegiados (DFOC), vinculado
a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), nos dias 01 e 02 de
abril, no município de Serrinha. A formação teve como foco elevar processos
formativos com leituras contextuais engajadas na realidade do Colegiado, visando
contribuir com movimentos e protagonismo coletivo e pessoal dos diversos
segmentos do território, tecendo uma rede de interação para melhor atuação do
CODETER.
A atividade envolveu uma programação recheada de
dinâmicas e músicas, bem como reflexões, contextualizações e conceitos sobre
Educomunicação, Território, Territorialidade e Governança Territorial, além de
muitos saberes, vivências e experiências compartilhadas, teve também a parte
prática com audiovisual, oratória e design, seguindo com socialização das
produções. E assim foi marcada pela construção participativa e pelo compromisso
com a Rede para que de fato fortaleça o desenvolvimento territorial, dando
visibilidade a diversidade de ações e segmentos que compõe o Território do Sisal, contando assim
com as representes de movimentos sociais e populares, instituição de ensino,
gestão pública, entre outros. A exemplo do Movimento de Organização Comunitária
que esteve presente através da técnica Robervânia Cunha.
O diretor do DFOC, Marcelo Rocha abordou
sobre o contexto da Educomunicação, seu conceito, ecossistemas, objetivos,
métodos e outros, refletindo sobre o modelo da educação tradicional, que tem o
professor como centro, que tem alunos apenas como receptores, em contrapartida
com Educom que remente a um outro segmento de educar, o de tornar seres
pensantes, com atitudes, com vozes, em um processo de troca, de ativar as
capacidades de produzir, de ir além, por isso, a necessidade de usar as
tecnologias (e seus avanços) em favor do bem comum, das lutas e organizações do
povo.
A Educomunicação se baseia no
acontecimento, nas realidades concretas. Gera auto-organização e se propaga de
maneira a não estabelecer um centro que domina e um conjunto que lhe é
subordinado. Ao contrário, promove autonomia dos sujeitos e estimula-os a ser
protagonista de suas realidades. Propósitos, críticos, em redes colaborativas”.
E para Edivan Neves (membro DFOC) essa
realidade precisa ser visibilizada com as ferramentas tecnológicas mais
acessíveis, mas buscando sempre a qualidade e o foco diante das pautas que
anuncia e denuncia. Com a sua colaboração os/as participantes produziram
vídeos, levando a prática da pré-produção com o roteiro, produção das imagens e
sons e na pós-produção com a edição, ambos realizados com celular acessível,
pratica e funcional, que sabendo usar torna uma ferramenta de poder, na
praticidade e agilidade que o mundo digital exige na atualidade.
“A palavra é gratidão. Não apenas pelos
conhecimentos práticos e teóricos compartilhados e somados na bagagem de cada
um/uma, mas pela leveza e metodologia adotada durante os dois dias intenções de
oficina, pela a boa interação e amizades construídas, isso tudo renovou e energizou
a caminhada, e está rede significa neste momento a resistência de continuar a
luta e tentar novas possibilidades”, ressaltou Robervânia Cunha durante
avaliação da oficina.
“Tente. E
não diga que a vitória está perdida. Se é de batalhas que se vive a vida. Tente
outra vez”.
Por: Robervania Cunha
Programa de Comunicação do MOC - PCOM
Foto: Edivan Neves (DFOC)