ActionAid Brasil 20 anos realizou encontro de parceiros que refletiu as estratégias para fortalecer sua presença no Brasil

11/05/2019
ActionAid Brasil 20 anos realizou encontro de parceiros que refletiu as estratégias para fortalecer sua presença no Brasil

A ActionAid Brasil, grande parceiro do Movimento de Organização Comunitária (MOC) desde 2007, que comunga, abraça e acredita nas lutas para garantia de direitos humanos, que corrobora através do projeto Parceiros/as Por um Sertão Justo, realizou entre os dias 8 e 10 de maio, em Recife/PE, o Encontro de Parceiros 2019: “Estratégias para fortalecer a presença no Brasil”. No ano em que completa 20 anos de existência e histórias neste país, reafirma a resistência de persistir acreditando em um mundo sem pobreza e injustiça, investindo na capacidade das pessoas de criar mudanças, para si mesmas e suas comunidades.

 

Desse modo, o encontro contou com a presença de representantes de parceiros locais, bem como da ActionAid Brasil (equipes e Conselho) e ActionAid Internacional, além de convidados/as, o MOC participou por meio da técnica Selma Glória. E seguiu o propósito de atualizar a análise do contexto do Brasil do mundo, como repactuar os princípios políticos que orientam e as organizações realizadoras dos Programas Locais de Direitos (PLDs).

 

A atividade propôs ainda, fortalecer as capacidades das organizações e da própria ActionAid, para os processos de prestação de contas e mensuração dos resultados decorrentes da implementação dos PLDs e da Estratégia Atualizada para ação da ActionAid no Brasil, além de compartilhamento e aprimoramento das orientações e as estratégias elaboradas pela ActionAid Brasil para revisitar a sua presença pública e sua a narrativa e das organizações parceiras.

 

Assim, prosseguiu a programação intensa e muito produtiva, no primeiro dia aconteceu uma oficina de Interesse Estratégico, Plenária e Seminário da Análise do Contexto, como prestação de contas e gestão financeira da parceria, e sobre o comunicar dos impactos a partir das Histórias de Mudanças, com diálogos sobre Segurança para Defensores/as de Direitos e para as Organizações Parceiras. Com a colaboração de Jorge Romão (Coordenador da ActionAid Brasil), Cristina Buarque (Conselheira da ActionAid), escritora feminista e pesquisadora da Fundação Nabuco, Adriano Campolina (ActionAid Internacional) e Javier da ActionAid Europa e América Latina, teve também o posicionamento das organizações apoiadas pela ActionAid que estavam na mesa.

 

O segundo dia, teve a prestação de contas da presença da ActionAid no Brasil, e montagem da Feira e Exposição dos PLDs, ou seja, uma montagem com Instalação Pedagógica celebrativa dos 20 anos da ActionAid, com projeção de linha da vida, a partir de materiais levados pelas organizações e do acervo Institucional e das diversas áreas que compõem a ActionAid. O MOC levou diversos resultados da longa e exitosa caminhada que tem com a ActionAid, frutos esses que estão presentes em várias peças de comunicação, mas que mostra as ações e seus efeitos com histórias de mudanças de vidas.

 

Depois de organizar as amostras, seguiu-se para a consolidando de um olhar crítico sobre os Riscos do Atual Contexto Brasileiro, (panorama geral), apresentando a Matriz de Riscos consolidada pela Coordenação Estratégica, com posterior apreciação coletiva, e ainda atualizando a Estratégia da ActionAid para navegar no atual contexto. Além da apresentação de balanços, refletiu-se e preparou-se para o futuro com o portfólio ideal para fortalecer a sustentabilidade institucional, socializando o processo e dialogando com as organizações parceiras.

 

Na noite desse segundo dia, aconteceu um momento para confraternizar e celebrar a trajetória de 20 anos da ActionAid no Brasil.

 

E para dá continuidade ao encontro, o terceiro dia foi o momento de repactuar a parceria para fortalecer a presença da ActionAid no Brasil, por isso, aprimorou-se a mensuração de impactos e a prestação de contas, através de trabalho em grupos: por quê, pra quê e como prestar contas? Depois apresentação e debate sobre o conteúdo nos grupos.

 

Na apresentação da Plataforma de Monitoramento e Avaliação, com plano de implementação revisitou a presença pública da narrativa da ActionAid, explanando as orientações construídas pelo GT de Presença Pública, como ainda, aprimorando os conteúdos a partir do olhar das organizações parceiras por meio de trabalho em grupos formados por cada área, com socialização dos resultados.

 

Houve ainda, a projeção do engajamento público da ActionAid a partir das Campanhas, com apresentação das Campanhas: Cerrado; Divisão Justa do Trabalho Doméstico e Mulher e Trabalho, que foram apreciadas, consolidadas e aprimoradas em grupos, por Campanha.

 

E por fim, a agenda de encaminhamentos acordadas entre ActionAid e organizações parceiras, para consolidar o encontro e as ações vindouras, além de compartilhamentos dos aprendizados gerados durante o encontro que foram identificados e valorizados coletivamente.

 

ActionAid

 

“Somos uma organização internacional que trabalha por justiça social, igualdade de gênero e pelo fim da pobreza. Fomos fundados em 1972 e estamos presentes em 45 países, alcançando mais de 15 milhões de pessoas no mundo. No Brasil desde 1999, atuamos em mais de 2.4 mil comunidades e beneficiamos mais de 300 mil pessoas. Trabalhamos em parceria com comunidades e organizações locais em projetos de educação, agroecologia e clima, igualdade de gênero e participação e democracia, como resposta aos desafios apontados pelo novo contexto brasileiro”.


Conheça mais sobre a ActionAid  aqui: http://actionaid.org.br/


Por: Robervânia Cunha

Comunicação MOC