Agricultores e empreendimentos solidários conquistam o espaço da I Feira Estadual da Agricultura Familiar

30/11/2010

Durante a 23ª Feira Nacional de Agropecuária (FENAGRO), agricultores e agricultoras familiares conquistaram o espaço da I Feira Estadual da Agricultura Familiar, que está acontecendo desde o dia 28 de novembro e se encerra no dia 05 de dezembro, no Parque de Exposição em Salvador.

Dentro de uma vasta programação, um dos eventos que marcam a feira é o Encontro de ATER e Agroecologia, que acontece no dia 30, que pretende debater a concepção de agroecologia e aplicação dos seus princípios através da apresentação das experiências de agricultores.

Um deles é Eduardo Queiroz, da Comunidade de Barreiros, que fica situada no município de Riachão do Jacuípe. Seu Eduardo e a esposa Dona Izabel cuidam de uma propriedade de 36 tarefas, de onde eles tiram o sustento a família. Eles vão mostrar como conseguiram organizar a produção seguindo os princípios da agroecologia de maneira sustentável. Dona Isabel conta que no início através de empréstimo comprou alguns ovinos e caprinos, uma vaca, plantaram as primeiras palmas, e também compraram a máquina forrageira, que serve para triturar o alimento para os animais.

Seu Eduardo comemora os resultados. “A nossa propriedade é voltada para a produção de leite. Queremos mostrar que é possível produzir também no semiárido uma quantidade considerável de leite bovino, e também caprino, por dia chegamos a retirar 50 litros”, ressalta o agricultor.

A tarde será feita a consolidação da REDE Baiana de Agroecologia, que tem como objetivo defender uma política de agroecologia para o estado. A Rede será formada por 46 organizações.

Empreendimentos Solidários - Também participam do evento, mulheres que integram os empreendimentos filiados Rede de Produtoras da Bahia. Os grupos levaram stands para expor artesanato e beiju.

Dentre os grupos que participam do evento estão o Mulheres Tecendo Arte, Mulheres de Fibra e Sabor Gama, do município de Santa Luz, que além de expor, estão comercializando bolsas, tapetes e utensílios de cozinha feitos de sisal, além de enfeites de biscuit, camisetas, blusas e capas de almofada de tecido.

Para Cristiane Carmo Reis, do Grupo Mulheres Tecendo Arte, o espaço da feira é um lugar de trocar experiências e conhecer novos trabalhos. “É muito bom para nós estarmos aqui, pois trocamos experiências com outros grupos e divulgamos o nosso trabalho, já que a feira é grande e vêem gente todos os estados.” afirma Cristiane Carmo. Também participam da feira os empreendimentos da Arco Sertão.


DOWNLOAD DO ANEXO