Juventudes em ação para elaboração participativa de projeto social

06/07/2019
Juventudes em ação para elaboração participativa de projeto social

O Movimento de Organização Comunitária (MOC), participou entre os dias 03, 04 e 05 de Julho, do curso para elaboração participativa de projeto social, que faz parte do II Módulo de Diagnóstico Participativo Rural- DRP, com o consórcio das juventudes da Bahia em parceria do MOC, SASOP, EFASE e apoio da TdH. Participaram do encontro as Juventudes acompanhadas pelo MOC, SASOP e EFASE e dois técnicos/as destas Instituições. Essa atividade está sendo realizada por todas essas organizações que comungam das mesmas lutas e por um sertão mais justo e igualitário.

O objetivo do encontro foi desenvolver habilidades das juventudes e de técnicos das ONGs do Consórcio, a fim de socializar e refletir sobre o processo de vivência como pesquisadores durante a construção do Diagnóstico Rural Participativo (DRP) – nos territórios, destacando a importância, as lições / aprendizados e significados como primeira etapa de elaboração de projetos sociais. Além de conhecer e formular os marcos referenciais para elaboração de projetos sociais.

“O encontro foi mais um passo importante na construção de um projeto social para/com as Juventudes Rurais do Semiárido Baiano, ou seja, jovens sendo protagonista nesse processo. E assim resultou em uma troca maravilhosa de experiências, energia, integração e vivências dos DRPs. O MOC acredita nesta luta e segue resistente Por um Sertão Justo”, frisou a técnica do MOC, Robervânia Cunha.

Durante a programação foram feitos alguns encaminhamentos para o próximo módulo que vai ser realizado em agosto, será a continuação desse curso para elaboração de projetos sociais, que tem como ênfase a construção de um projeto junto com a juventude. Foi um encontro com muitas reflexões, muito compromisso, entrega dos jovens que participaram durante os três dias de evento com exibição de filmes, construção dos indicadores, análise da vivência dos DRPs nos territórios, reflexão nos coletivos, atividades Inter módulo, avaliações, místicas, e um momento de lutar por um sertão mais Justo e por um espaço nas comunidades rurais em que eles possam ter protagonismo.

 “O encontro foi um momento maravilhoso e ímpar para as juventudes presente, mesmo sendo com três organizações diferentes e de territórios diferentes, MOC, SASOP e EFASE. Através dos diagnósticos, percebemos que as realidades das juventudes são bem parecidas e que todos têm uma sede de mudança a partir do lugar que vive e seus sonhos são coletivos e não individuais. ”, ressaltou Breno Santiago, jovem assistido pelo MOC.  

Na perspectiva de fortalecer as ações com e para as juventudes, é necessário esses espaços para fomentar cada vez mais esses debates e reflexões sobre as questões que permeiam o mundo das juventudes.


“São esses momentos que nos dão combustível e inspiração para seguir com nossas lutas. Gratidão por mais essa experiência vivenciada”, destacou a jovem Maria Auriele.

Essas ações tem o intuito de construir um projeto social que vem fortalecer essas articulações das juventudes num processo de organização em rede, com a participação das juventudes em construção. É fundamental que haja um reconhecimento do papel das juventudes e nesse sentido o MOC mantém os seus princípios promovendo o reconhecimento das juventudes como protagonistas nesses processos de formação.



Texto: Alan Suzart

Fotos: Robervânia Cunha

Comunicação MOC