MOC participou de encontro com prestadoras de assistência técnica do Bahia Produtiva

25/07/2019
MOC participou de encontro com prestadoras de assistência técnica do Bahia Produtiva

Durante os dias 23 e 24 de Julho, aconteceu o 4° Encontro Estadual das Instituições de Assistência Técnica do projeto Bahia Produtiva, em Salvador. Esse encontro reuniu prestadoras de assistência técnicas de toda a Bahia e o Movimento de Organização Comunitária (MOC), estava sendo representado por Célia Firmo, Coordenadora Geral do MOC, Gisleide Carneiro(MOC/ COOPESER), Elisa Falcão da COOPESER e Josemari Alves, coordenadora do Projeto.

O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), que executa o projeto Bahia Produtiva.

O grande objetivo deste encontro é monitorar e avaliar as ações das entidades prestadoras de ATER, pelo Bahia Produtiva, com todas as entidades que está nos vinte e sete territórios, com a coordenação do Projeto e representação das entidades, para refletir e discutir sobre o contexto dos serviços de assistência técnica e extensão rural.


Durante a programação foram debatidos temas como a importância do papel do serviço de ATER na estratégia de mercado do Bahia Produtiva, reflexões sobre os serviços no projeto Bahia Produtiva e as Políticas Públicas para Agricultura Familiar, Avanços e Desafios dos Serviços de Ater e a percepção dos participantes e foi realizado um Balanço e revisitação do planejamento dos serviços de ATER. Além de várias reflexões, rodadas de experiências, visitas e grupos de trabalhos.

”Foi um momento muito importante para todas as entidades, um espaço mesmo de diálogo, de debate, para aprofundar no assunto dessa assistência técnica, os desafios e avanços enfrentados por essas entidades na execução do Projeto Bahia Produtiva. Também teve um momento muito especial, que foi de apontar novos caminhos e principalmente na formação da Equipe técnica de cada entidade, a formação será na segurança alimentar e nutricional para que possamos atuar juntamente com os beneficiários a questão da segurança alimentar, então vai ser capacitado toda equipe técnica vinculada ao projeto Bahia produtiva e isso é fundamental para realizar uma boa execução do Projeto.’’, ressaltou a representante do MOC e de Serviços de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável (COOPESER), Gisleide Carneiro.

Esses espaços são necessários para melhoria das ações, a fim de promover desenvolvimento, e a garantia dos direitos aos camponeses e camponesas  através do projeto Bahia Produtiva e da assistência técnica.

 



Texto: Alan Suzart

Comunicação MOC