MOC participa do Intercâmbio de Saberes nos Semiáridos da América Latina

25/07/2019
MOC participa  do Intercâmbio  de Saberes nos Semiáridos da América Latina

O Movimento de Organização Comunitária (MOC), participa do terceiro encontro dos Intercâmbios de Saberes nos Semiáridos da América Latina, que ocorre entre os dias 22 e 26 de Julho, com os seguintes temas: Agroecologia; Troca de experiências; Integração da juventude dos semiáridos da América Latina. O encontro reúne cerca de 60 participantes, entre jovens, mulheres, agricultores e técnicos de projetos no Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Nicarágua e El Salvador, e traz como tema “Juventude e Agroecologia”. O MOC está presente no intercâmbio através da técnica Robervânia Cunha e do jovem Eldimar Souza.

O Encontro é realizado pelo FIDA, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Programa Semear Internacional, Plataforma Semiáridos da América Latina, Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá e Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (CETRA) e Aspta, com o apoio da FUNDAPAZ, Terre dos Hommes, ILC, Serviço Mundial de Igrejas (CWS).

O encontro tem como objetivo de possibilitar a troca de saberes e experiências protagonizadas pela juventude, fortalecer os espaços locais de organização da juventude e favorecer a integração e internacionalização da articulação da Juventude na América Latina.

Esse evento está sendo realizado em forma de caravana e passará por diversos lugares para visitar experiências, trocar saberes, conhecer histórias, debater desafios para o bem viver nos Semiáridos, nos estados de Pernambuco e da Paraíba, envolvendo comunidades dos municípios de Caruaru (PE), de Surubim(PE), de Campina Grande(PB) e de Solânea(PB).



Para a técnica do Moc, Robervânia Cunha, o intercâmbio está sendo marcado por uma partilha maravilhosa de conhecimentos e experiências das Juventudes dos Semiáridos, de maneira única e rica na soma de saberes diversos da America Latina. ”É um encontro que fortalece a luta, esperança e resistência das juventudes como protagonista de suas histórias, que vem conquistando e incidindo na busca da permanência no campo com qualidade, igualdade e direitos garantidos. E sem dúvida a Agroecologia é o caminho para essa transformação na perspectiva da Convivência com os Semiáridos”, destacou a técnica.

Entre as diversas experiências que o intercâmbio propõe visitar, na terça 23 de julho foi visitada por Robervania a experiência do Gildo José e sua família, o jovem vem desenvolvendo várias práticas de Convivência no Semiárido Pernambucano, mas precisamente no Sítio Sobrado, em Jataúba. Exemplo de Juventude que acredita na agroecologia e faz uso dela para avançar e ter renda própria sem precisar sair do Campo.


Já o Jovem Eldimar visitou a experiência de Tone Cristiano no Vertente do Lério/PE e aborda que quando chegou na experiência percebeu o quanto o solo é parecido ao que reside em Serrinha/BA, embora os jovens da sua região não têm o mesmo interesse e força de vontade de aproveitar suas terras na questão do plantio com diversidade, o pouco que os adultos produzem é mais voltada para Hortaliças. "Satisfação. Essa é a palavra que significa o meu real momento. Poder visitar e conhecer experiências do Semiáridos brasileiro e poder ver jovens sendo líderes e seres pensantes com autonomia, conquistando espaços e tendo poder de decisão e organização", frisou Eldimar.

O Encontro teve início pelo município de Caruaru (PE) e terminará em Campina Grande (PB), na próxima sexta, com diversas experiências de sucesso em agroecologia nas comunidades rurais e trocas de experiências, partilhando conhecimentos e fortalecendo as lutas com conhecimento de experiências positivas da agricultura familiar no semiárido.


Texto: Alan Suzart

Comunicação MOC