Experiência do P1MC representa a Bahia no Prêmio Anu

05/01/2011

O trabalho do Programa 1 Milhão de Cisternas na Bahia foi o vencedor da etapa estadual do Prêmio Anu. Junto com outras 26 iniciativas a experiência passa para a fase final, onde através da votação aberta ao público a partir do dia 07 de janeiro de 2011 pelo site do prêmio, será escolhido um único vencedor.

A comunidade rural de Cajazeiras em Conceição do Coité é a experiência representada pelo P1MC. Nesta comunidade diversas famílias foram contempladas pelas cisternas por intermédio da Articulação do Semiárido Baiano (ASA) e do Movimento de Organização Comunitária (MOC).

Entre estas famílias que tiveram a vida transformada após receber a cisterna, está a família de Dona Florzinha. Nascida e criada na comunidade de Cajazeiras ela relata momentos antes e após o recebimento da cisterna. Segundo ela a cisterna traz consigo a esperança da água de qualidade para beber, cozinhar, lavar, e também fortalece a mobilização política das famílias.

As pessoas passaram a perceber a importância da organização comunitária e iniciaram o processo de luta para alcançar outros projetos que contribuem para a sustentabilidade local. “É conquistando um sonho e começando a sonhar outro, porque assim todos nós ganhamos e melhoramos de vida”, afirma Dona Florzinha.

O vídeo que apresenta a comunidade de Cajazeiras e conta a vida de Dona Florzinha e o trabalho do P1MC pode ser visto através do youtube pelo link: http://www.youtube.com/watch?v=h1z1zUEOUH0
e a votação para escolha do vencedor do prêmio poderá ser feita pelo site http://www.premioanu.com.br/ a partir do dia 07 de janeiro.


DOWNLOAD DO ANEXO