ATO FORTALECE AGRICULTURA FAMILIAR EM ARACI

26/08/2019
ATO FORTALECE AGRICULTURA FAMILIAR EM ARACI

O Movimento de Organização Comunitária - MOC, participou no dia 23 de agosto, do ato da Agricultura Familiar em Araci, evento realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Agricultura Familiar de Araci (Sintraf) com apoio e contribuição de várias organizações dos movimentos de Araci: MOC, APAEB, CARUART, MMTR e FETRAF.

A mesa de abertura do ato, contou com a participação de várias lideranças como Célia Firmo, coordenadora geral do MOC, o coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado da Bahia, Rosival Leite , a vereadora de Araci, Edneide Pereira, o deputado federal Afonso Florençe, a suplente de deputada federal, Elisângela Araujo, o superintendente da agricultura familiar, Ademilson, Wilson Dias, diretor executivo da CAR, a vice prefeita de Araci, Lídia Maria, presidente da APAEB e demais lideranças do município e região.

Durante a programação ainda aconteceu a entrega de 200 mil mudas de palma forrageira para garantir a segurança alimentar do rebanho, kits de apicultura, kits de irrigação, um trator, um carro-pipa e capacitações técnicas, promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), essas ações fortalecem a produção rural do município de Araci.

“Como é importante a gente está aqui reunido hoje, temos dificuldades, mas vamos enfrentar as dificuldades que estamos vivendo no nosso país com muita união. Então aqui nesse dia, é muito importante a gente mostrar que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais continua na luta, a APAEB de Araci tá unida e continua na luta, o Movimento de Mulheres continua forte e na luta, que a FETRAFE tá contribuindo e construindo e que o MOC também não deixa de participar e de estar ativa aqui no município. Eu quero agradecer em nome do MOC, a todos os parceiros do governo que nos apoiam, a CAR que é um parceiro importante pra gente aqui no município de Araci e eu não posso deixar de registrar que estamos aqui com três projetos da Bahia Produtiva”, ressaltou Célia Firmo.

Para a coordenadora Geral da SINTRAFS, Cleonice Santos, o ato tem um papel muito importante, e isso tudo é fruto de muito trabalho em prol das políticas públicas destinadas a agricultura familiar. “Ver os grupos de produções com seus produtos, as famílias recebendo as palmas, os kits de apicultura, é muito gratificante, isso tudo é muito bom pra gente, para o nosso município e vai mudar nossa realidade da vida no campo”, frisou Cleonice.

De acordo com Lídia Maria, presidente da APAEB, o mês de agosto tem uma importância muito grande para a agricultura familiar de todo país, em especial da Bahia e ela afirma que Araci não poderia ficar de fora sem essa contribuição para com seus agricultoras/res. “Este ato foi de extrema importância para o nosso município, pois ele demonstrou que cada agricultor/a é capaz de dar continuidade no seu processo produtivo, além disso esse ato reforça ainda mais a importância dos movimentos sociais, juntamente com o poder público, a importância e a questão dos produtos agroecológicos para o município, entendendo que o município de Araci tem uma grande extensão, porém um  grande número de agricultores e agricultoras familiares que produzem os seus próprios alimentos de forma agroecológica ou muitas vezes de forma artesanal e que o município ainda não tem dado essa visibilidade para essa produção. O ato tem essa importância pela questão da visibilidade para cada agricultor e agricultura que tem desempenhado esse papel tão importante. E para nós, enquanto Apaeb-Araci, foi um momento muito importante onde podemos demonstrar a questão da parceria diretamente com o governo do estado, através da CAR E SUAF na qual desenvolvem o seu papel,  também na doação de barracas e palmas para as famílias agricultoras ,demonstrando assim um grande incentivo na cadeia produtiva e reforçou ainda mais a importância do papel das instituições que trabalham com a equipe técnica diretamente no município, então o ato foi realizado com o intuito de nós motivar a seguir com a luta e dizer que somos capazes nesse processo da agricultura familiar e também esse ato reforça a importância  do papel da mulher , dos grupos de produções para o município de Araci”, frisou Lídia.

O Ato tem o objetivo de defender as políticas de convivência com o Semiárido, além de fortalecer ainda mais as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar e lutas no município. Além do ato, o evento ainda contou com a Feira de produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que tem o objetivo de fortalecer agricultores e agricultoras e grupos de produção, a feira agroecológica contribui com o desenvolvimento econômico e sustentável de toda a população. Foram expostas hortaliças, artesanato, alimentos dos grupos de produção tais como: beiju, bolos, tortas, doces, sequilhos e dentre outros. Algumas entidades montaram seus stands e colocaram suas peças de comunicação e demonstração técnicas de seus trabalhos.

O município de Araci tem recebido investimento do Bahia Produtiva, projeto desenvolvido pela CAR/SDR e esses investimentos em inclusão produtiva ficam em torno de 1,3 milhões.

Reunião com a rede municipal de Empreendimentos Econômicos e Solidários da Agricultura Familiar 

Durante a tarde, ainda fazendo parte da programação do ato da agricultura familiar, aconteceu uma reunião com agricultores/as Familiares e representantes dos Empreendimentos Econômicos Solidários para construir estratégias que fortaleçam a conexão entre os EES, seus potenciais produtores e consumidores, de modo a ampliar as possibilidades de acesso aos mercados locais e o entendimento acerca do importante papel da produção da agricultura familiar, do consumo consciente de produtos saudáveis, configurando, por meio do mercado e das relações que ele envolve - sobretudo para geração de emprego e renda e da autonomia socioeconômica. Os facilitadores da atividade foram os técnicos do Programa de Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários do MOC, Cátia Almeida, Valmar Santiago, Renilda, e a presidente da Apaeb, Lídia Maria.

Eles debateram acerca da importância da produção dos EES e sua rede de potenciais produtores e consumidores para conquista e acesso a novos mercados e o fortalecimento Agricultura Familiar, refletiu sobre os principais desafios enfrentados pelos EES, sobretudo no processo de comercialização e acesso a novos mercados e identificou os potenciais mercados locais e regionais a criar estratégias para garantir acesso e ampliação da comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária do município de Araci.

“O município de Araci tem sido para nós, uma grande referência, principalmente quando nos referimos a experiência de articulação e organização em Rede. Atualmente possui uma Rede local com mais de 25 Empreendimentos Econômicos Solidários que produzem e comercializam produtos da Agricultura familiar, tanto para a merenda escolar como para outros mercados. Nesse sentido, A APAEB Araci, tem sido a organização guarda-chuva que juntamente com o MOC, Rede Produtoras da Bahia e outras instituições, têm buscado e contribuído para implementação de programas, projetos e ações de fortalecimento da produção e comercialização. Agora o próximo passo será a retomada da feira agroecológica do Município, onde, os/as agricultores/as do município, terão a oportunidade de ampliar a comercialização e garantir que produtos de qualidade, livre dos transgênicos e agrotóxicos, cheguem a mesas das famílias Aracienses”, frisou a técnica do Programa de Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários do MOC, Cátia Almeida.

Na atividade aconteceu dinâmicas de integração, Construção coletiva e socialização do painel imagético - onde cada agricultor/a deixou marcado  (desenho ou nome) do produto que melhor se identifica com a história e potencialidade de seu EES, além de rodada de diálogos e definiu as comissões para refletir e desenvolver as ações e estratégias para uma melhor comercialização dos produtos em suas comunidades, no município de Araci.

 

Texto e Fotos: Alan Suzart

Comunicação MOC