Representantes de empreendimentos participam de Intercâmbio

30/08/2019
Representantes de empreendimentos participam de Intercâmbio

Aconteceu entre os dias 28 e 29 agosto, o intercâmbio sobre acesso aos mercados institucionais e atacadistas com os empreendimentos  de Agroindústrias de Fruticultura. A atividade executada pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) através do Projeto Mais Gestão do contrato de colaboração da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER) e em parceria com o CESOL Portal do Sertão.

O objetivo foi conhecer as agroindústrias de Fruticultura da COOPAG no Município de Várzea Nova e a Cooperativa Ser do Sertão de Pintadas, bem como as formas de comercialização dos produtos nos mercados institucionais e atacadistas.

Com a participação de 20 representes dos empreendimentos (Arco Sertão Central, COOPERAGIL, COOBENCOL, COOPAFAM, COOPAFESSERINHA, COOPEREDE, ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE MIRANDA) e equipe técnica do Projeto Mais Gestão Alexandre Nepomuceno, Técnico Especialista; Gisleide Carneiro, coordenadora do Programa de Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários; além das técnicas de base Laila Silva, Sara Geisa e Willza Almeida.

O Intercâmbio proporcionou uma visita no Instituto de Desenvolvimento Tecnológico do Cooperativismo (IDTEC) que desenvolvem Base de Serviços para as cooperativas de produção, além da parte administrativa e financeira. Já a Rede Pintadas pode mostrar ligadas a assessoria na gestão, produção e comercialização com os empreendimentos na grande maioria formados por mulheres no Território da Bacia do Jacuípe.

O intercâmbio fortalece os empreendimentos que estão em fase de adequação das agroindústrias para a certificação com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e na ampliação no acesso a mercados.