Grupos de Mulheres do Sisal participam de mostra de produtos durante a visita da presidente Dilma Roussef

25/02/2011

As ações para comemorar o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, se iniciam no dia 01, quando a Bahia recebe a primeira visita de Dilma Roussef enquanto presidente do Brasil. A visita acontecerá no Território da Cidadania de Irecê na Bahia.

Na ocasião 20 grupos de empreendimentos de mulheres do Território do Sisal,  irão participar da Mostra de Produtos da Agricultura Familiar, expondo sua produção de artesanato e agroindústria, junto com outras 90 mulheres de demais territórios.    


O Governo pretende usar todo o mês de março para discutir a condição feminina no país e anunciar medidas para a área. Nova política irá priorizar a autonomia financeira das mulheres, pois segundo estudo da Secretaria de Políticas para Mulheres, 94,7% das empregadas domésticas não têm carteira assinada.

Em encontro com entidades feministas, na semana passada, a ministra de Políticas para Mulheres, Iriny Lopes, disse que a intenção do governo é “trabalhar a autonomia econômica, financeira e política das mulheres”. Iriny adiantou para o Congresso em Foco quais deverão ser os principais pontos da agenda legislativa no campo da defesa dos direitos da mulher.

De acordo com informações da Expressão feminista, na reunião com representantes do movimento feminino, Iriny contou que a SPM deixará de ser secretaria para se transformar em ministério. E apontou a violência contra a mulher como outra preocupação prioritária do governo Dilma, que também será objeto de ações interministeriais. Nesse caso, mais uma vez, para fazer cumprir a lei, evitando abusos
contra as mulheres.

Os direitos femininos motivarão ainda a primeira grande campanha de propaganda do governo, informou que todo o mês de março será dedicado pelo governo às mulheres. “Em vez de um dia, teremos um mês. A idéia é que a presidenta anuncie alguma coisa em pelo menos uma cidade de cada uma das cinco regiões do país”, disse Iriny.


DOWNLOAD DO ANEXO