MOC realizou oficina sobre gestão financeira

02/11/2019
MOC realizou oficina sobre gestão financeira

Falar sobre finanças parece complicado, mas sempre é bom compreender. Por isso, o Movimento de Organização Comunitária (MOC), através do Programa de Fortalecimento de Empreendimento Econômicos Solidários (PFEES), realizou durante os dias 31 e 01 de novembro, uma oficina sobre gestão financeira, facilitada por Válerio Arbex, e contou com a participação da equipe técnica do MOC e algumas cooperativas parceiras.

O objetivo dessa oficina foi promover o diálogo sobre o assunto e aprofundar o conhecimento sobre gestão financeira e administrativa, assim como aprimorar as ferramentas de gestão utilizadas pelos técnicos para atuar junto com os empreendimentos.

“É uma oficina de controles financeiros, e tenho muita alegria e honra em fazer essa oficina no MOC, ela visa capacitar os técnicos do Projeto Mais Gestão e de algumas cooperativas parceiras para compreender melhor os controles financeiros que são utilizados na gestão de empreendimentos, entidades e do terceiro setor de um modo geral. A ideia é que no final da oficina os participantes sejam capazes de implementar avanços dos controles das entidades aos quais eles atendem. ”, destacou o facilitador, Valério Arbex.

Para o técnico do PFEES Alexandre Nepomuceno, esses momentos de formação para a equipe são fundamentais para o aprimoramento da qualidade dos serviços de assistência técnica. “Essa Oficina de Gestão Financeira nos possibilitou conhecer melhor os aspectos dos controles financeiros envolvidos na gestão dos empreendimentos coletivos assessorados pela equipe, trazendo esclarecimentos sobre conceitos e métodos para uma gestão simples, mas eficientes. A abordagem utilizada na oficina certamente contribuirá no processo de orientação aos empreendimentos quanto o aperfeiçoamento das suas práticas de gestão de finanças”, frisou Alexandre.

“O maior objetivo da oficina foi de capacitar a equipe técnica para atuar juntamente com os empreendimentos, então o MOC promoveu essa oficina para o PFEES com equipe técnica presente, para capacitar os multiplicadores/as na parte da gestão e essa atividade teve um elemento muito importante que foi uma ferramenta, a planilha de controle que a gente pode padronizar os processos  junto aos empreendimentos que acompanhamos nessa implantação, aqueles empreendimentos que hoje faz seu controle através de anotações em cadernos e que agora possam utilizar essas planilhas. Então é uma planilha muito fácil, da equipe, do empreendimento e dos representantes legais compreenderem     esse preenchimento. E agora nossa grande missão é ir pra campo, implementar essas planilhas e trabalhar com a questão da gestão nos empreendimentos. Essa é uma ação conjunta de vários projetos que apoiam esse trabalho de acompanhamentos aos empreendimentos, como o Projeto do Governo Federal, Estadual e da Fundação do Banco do Brasil“, destacou a Coordenadora do PFEES, Gisleide Carneiro.

O ensino e a prática de finanças têm se tornado cada vez mais desafiantes. Nos últimos tempos se tem diversas mudanças nos mercados e instrumentos financeiros. Por conta disso, é necessário criar mecanismos e se atualizar para se obter sucesso no campo das finanças em gestão de empreendimentos, entidades e principalmente as organizações do Terceiro Setor precisam obter respostas a perguntas importantes para o próprio desenvolvimento, a fim de atender às necessidades das partes interessadas. E o MOC sempre está realizando essas atividades para capacitar a sua equipe técnica e assim melhorar cada vez mais as suas ações.


Comunicação MOC