Mais qualidade na mesa

28/03/2011

Localizado no território Bacia do Jacuípe, o município de Quixabeira está investindo na qualidade dos produtos da agricultura familiar para atender às exigências do mercado, ampliando os espaços de comercialização.

No dia 23 de março o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e o Movimento de Mulheres Trabalhadoras de Quixabeira promoveram a Oficina Solidária de Culinária para 50 mulheres que fazem parte de grupos de produção. De acordo com a presidente do STR, Maria José, a idéia da oficina surgiu a partir da necessidade de organizar os grupos para melhor aproveitamento dos produtos da agricultura familiar, expandindo a produção e comercialização.

Durante a oficina as participantes tiveram a oportunidade de aperfeiçoar a manipulação dos alimentos, procurando manter a higiene e valorizando os produtos da agricultura familiar derivados da mandioca e do aipim e também de frutas típicas da região como umbu, maracujá nativo, acerola, goiaba e cajá.

“A oficina foi muito satisfatória porque as mulheres conseguiram trocar experiências na produção e discutiram novas idéias para inovar nos produtos, ficando com a perspectiva de melhorar a qualidade e expandir a comercialização por todo o município e região”, disse Maria José.

Atualmente o município de Quixabeira possui 10 grupos de produção organizados e que vendem para a Prefeitura Municipal, através da compra de alimentos para a alimentação escolar. Os grupos também comercializam no mercado local, em feiras livres da região e ainda para a Cooperativa de Produção e Comercialização de Capim Grosso.

Balcão Solidário – Visando garantir a venda de produtos para a alimentação escolar, o STR de Quixabeira está criando o Balcão Solidário, que busca articular agricultores/as familiares para constituir uma rede de economia solidária.

Para Maria José, o Balcão Solidário vai gerar mais renda para o agricultor/a. “O Balcão tem como objetivo fortalecer o empreendedorismo popular através da profissionalização da gestão, diversificação de produtos e serviços e agregação de valor, tendo em vista a geração de renda local e rentabilidade dos produtos originários da agricultura familiar”, comenta a presidente do STR.

A expectativa dos agricultores/as de Quixabeira é que o Balcão Solidário entre em funcionamento nos próximos meses.

 

 

 


DOWNLOAD DO ANEXO