Jovens do semiárido baiano lançam campanha em defesa dos direitos das juventudes

23/10/2020
Jovens do semiárido baiano lançam campanha em defesa dos direitos das juventudes

“Juventudes Presentes! Nossa participação faz a diferença” é o mote da campanha que será lançada no dia 29/10, às 19h

 

Com objetivo de contribuir com o debate eleitoral de 2020 na Bahia, jovens da Bacia do Jacuípe, do Sertão do São Francisco e da região do Sisal promovem a campanha “Juventudes Presentes! Nossa participação faz a diferença”. O evento virtual de lançamento acontecerá no dia 29 de outubro (quinta-feira), às 19h, através do canal  https://www.youtube.com/c/MOCmovimento.


Durante o encontro, também será divulgada uma carta política onde os jovens destacam suas realidades e apresentam propostas para a implementação dos direitos previstos no Estatuto da Juventude (Lei 12.852/2013). A carta será entregue aos diversos candidatos que concorrem ao cargo de vereador/a e prefeito/a nos municípios da região do semiárido. O objetivo é que os candidatos firmem um compromisso público diante das propostas apresentadas.

 

Na carta elaborada pelos jovens, serão apresentadas 32 propostas, divididas em 7 eixos. Um dos principais destaques é a defesa de implementação de um modelo de Educação Contextualizada nos territórios, valorização da agricultura familiar, políticas de saúde voltadas para as juventudes e programas para a geração de emprego e renda.

 

Para Breno Santiago, jovem morador da comunidade de Lagoa Grande, em Retirolândia, a expectativa é que os candidatos e candidatas se comprometam com a efetivação de políticas públicas que garantam os direitos das juventudes. “Essa campanha é resultado de uma juventude organizada. Mesmo com os desafios impostos pela pandemia, as juventudes não deixaram de refletir sobre seus direitos”, afirma Breno.

 

Na live de lançamento da campanha, os jovens irão discutir essas propostas e contar como foi o processo de construção dessa ação. A iniciativa faz parte das ações do Consórcio das Juventudes da Bahia, que integra o Movimento de Organização Comunitária (MOC), a Escola Família Agrícola do Sertão (EFASE) e o Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (SASOP), com apoio da Terre des Hommes Suisse no Brasil (TdH).

 

 


Foto: Robervânia Cunha