Campanha “Juventudes Presentes” divulga carta com propostas para os candidatos baianos

30/10/2020
Campanha “Juventudes Presentes” divulga carta com propostas para os candidatos baianos

Aconteceu, no dia 28/10, o lançamento da campanha Juventudes Presentes! Nossa participação faz a diferençaA iniciativa é dos jovens da bacia do Jacuípe, do sertão do São Francisco e da região do Sisal, que integram o Consórcio das Juventudes da Bahia.

 

Na live de lançamento, os jovens apresentaram uma carta política com propostas que serão entregues aos candidatos que disputam as eleições municipais na Bahia. O objetivo é firmar um compromisso público com os futuros representantes para garantir o cumprimento dos direitos previstos no Estatuto da Juventude (Lei 12.852/2013).

 

Confira o resumo da carta.

 

CARTA POLÍTICA

JUVENTUDES PRESENTES! NOSSA PARTICIPAÇÃO FAZ A DIFERENÇA

 

Propostas das juventudes da Bacia do Jacuípe, do Sertão do São Francisco e da região do Sisal aos candidatos e candidatas que participam das eleições municipais de 2020 na Bahia.

 

 

Nós, juventudes da zona rural, urbana e de comunidades tradicionais da Bahia; jovens do campo e do sertão; agricultores/as e estudantes; apresentamos essa carta a toda a sociedade, com o objetivo de contribuir com o debate eleitoral e buscar dos candidatos e candidatas o compromisso com a defesa e implementação de políticas públicas que garantam os direitos previstos pelo Estatuto da Juventude (Lei 12.852/2013).

A elaboração desse documento foi construída por jovens que integram os Territórios de Identidade da Bacia do Jacuípe (Riachão do Jacuípe e Nova Fátima), do Sertão do São Francisco (Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova e Pilão Arcado) e Sisal (Araci, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Monte Santo, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Santaluz e Serrinha).

Essa articulação revela a força das juventudes que se organizam para incidir no debate político e estimular outros jovens a participarem ativamente das decisões que impactam o presente e o futuro dos municípios. Também é um chamado para que os representantes políticos olhem para as juventudes com mais comprometimento.

Defendemos que nossos futuros representantes políticos eleitos priorizem programas e políticas públicas com foco na EducaçãoSaúde e Trabalho e Geração de Renda. Sem abrir mão de questões como a garantia de Participação da juventude no debate político; a Permanência e Mobilidade no Campo; a discussão sobre Gênero; e ações na área da Cultura.

Entendemos que o período eleitoral é um momento importante para pensarmos em soluções que garantam os direitos e ofereçam perspectivas e oportunidades sociais e econômicas para as juventudes. Esse debate é fundamental para reverter todos os problemas que resultam no crescente êxodo rural e falta de pertencimento do jovem com seu território.

Por isso, defendemos um modelo de Educação Contextualizada, que valorize a cultura local, fomente as potencialidades de cada território e contribua com a construção de identidade da população. Também destacamos a necessidade de executar políticas de Saúde voltadas aos jovens, sobretudo para evitar a gravidez precoce; o contágio de infecções e doenças sexualmente transmissíveis; e o cuidado com a saúde mental das juventudes.

Políticas públicas aplicadas nesses eixos são oportunidades de geração de trabalho e renda para as famílias. Investir nas pessoas, na cultura local e na produção agrícola é potencializar o que cada território tem de melhor para garantir autonomia financeira, mantendo as identidades e ancestralidades presentes nesses locais.

Todas essas reflexões e propostas foram construídas coletivamente por nós ao longo de todo o ano, a partir das oficinas realizadas pelo Consórcio das Juventudes da Bahia. Criado em 2019, a iniciativa tem o apoio da Terre des Hommes Suisse no Brasil (TdH) e reúne o Movimento de Organização Comunitária (MOC), a Escola Família Agrícola do Sertão (EFASE) e o Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (SASOP).

O Consórcio das Juventudes busca contribuir com o fortalecimento da participação social e incidência política das crianças, adolescentes e jovens que residem em comunidades rurais do semiárido baiano.

Desejamos, a partir da divulgação dessa carta, firmar compromisso com os/as nossos/as futuros/as representantes nas Câmaras Municipais e nas Prefeituras da Bahia para que atendam às propostas apresentadas. Reafirmamos a importância de que os candidatos e candidatas assumam esse compromisso com as juventudes baianas.



DOWNLOAD DO ANEXO