MOC realiza reunião virtual com parceiros locais/regionais

17/03/2021
MOC realiza reunião virtual com parceiros locais/regionais

O Movimento de Organização Comunitária (MOC), realizou na manhã desta quarta, 17, uma reunião virtual com participação dos representantes de sindicatos, entidades sociais, associações, líderes comunitários/as, redes, universidades e dentre outros, com o objetivo de promover o fortalecimento da relação institucional com parceiros locais/regionais.

A reunião permitiu também refletir e identificar campos de ações coletivas que possam unir e fortalecer as organizações em torno da desconstrução da exclusão social e construção da resistência.

Sob a orientação de Naidison Baptista, assessor do MOC, o encontro trouxe algumas reflexões oriundas do pensamento do Papa Francisco, quando ele chama a atenção que o atual modelo de sociedade somente será possível se cerca de 1/3 da humanidade for exterminado. Diante disso, como base numa questão norteadora, em divisão de grupos foi questionado: "O que podemos fazer para nos unir e nos fortalecer (união na ação) e assim, atuar melhor na desconstrução da exclusão e na construção da resistência?", grupos foram divididos.

Os grupos trouxeram reflexões mediante ao contexto da pandemia bem como o fortalecimento do pertencimento de uma sociedade que não quer a exclusão social.

O MOC iniciou uma ação importante junto aos parceiros. Para Naidison, “é um momento necessário para estar à disposição dos agricultores familiares, comunidades tradicionais, mulheres, jovens violentadas para que eles escapem desta exclusão, pois se nelas permanecerem morrerão. Então, estamos diante de uma multiplicidade imensa de desafios. Alguns dos quais não sabemos se transporemos. Mas precisamos resistir, ser resilientes e ajudar a resistir. Esta é a razão deste bate papo”.

Os parceiros sinalizaram a importância da reunião e reforçaram a crença em dias melhores e quão é necessária a união para encontrar caminhos diante da sustentabilidade e a solidariedade.




Kívia Carneiro
Setor de Comunicação do MOC