MOC lança material didático para educadores do campo

11/04/2011

Na luta Por Um Sertão Justo o Movimento de Organização Comunitária (MOC) defende uma educação do campo de qualidade, que respeite e valorize os saberes, a cultura, o dia-a-dia das pessoas do semiárido. Tem sido assim com o projeto Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo (CAT) e o projeto Baú de Leitura, que em mais de uma década de ações acumulam experiências que mostram um sertão que dá certo.

Experiências que foram reunidas no material didático produzido pelo Programa de Educação do Campo do MOC e que chega às mãos de milhares de professores da Região Sisaleira da Bahia. Construindo saberes para educação contextualizada: Desenvolvimento sustentável e convivência com o semiárido é o primeiro caderno de textos que tem como objetivo contribuir na elaboração do planejamento pedagógico, criando, renovando e inovando as ações em sala de aula.

Até chegar às mãos dos educadores, foram dois anos de pesquisas e reuniões. Coordenadora do Programa de Educação, Vera Carneiro conta que a motivação para a produção do material veio dos educadores que sempre demandaram um material didático contextualizado. “Os educadores sempre nos questionaram em como trabalhar uma educação contextualizada com materiais didáticos descontextualizados. Então, aceitamos o desafio e resolvemos seguir em frente com a produção deste material. Não foi tarefa fácil, mas, conseguimos. Esperamos que os educadores e as crianças possam aproveitar ao máximo”, disse Vera.

Conhecendo o semiárido – Com ilustrações produzidas por crianças da zona rural de Riachão do Jacuípe, o livro Construindo Saberes para Educação Contextualizada é dividido em duas partes. A Parte I, como é chamada, apresenta as características do semiárido, seus desafios e um novo olhar sobre a região. Também apresenta reflexões e pistas para utilização dos textos, explicando a função de cada um e como podem ser utilizados.

Temas como identidade, cultura, agricultura familiar, práticas agroecológicas, água para consumo humano e produção ganham destaque na Parte II, que aponta como trabalhar cada um desses temas na sala de aula, planejando os conteúdos, desenvolvendo atitudes e avaliando a aprendizagem.

Michelle Rios, uma das organizadoras do livro, destaca que todos os textos do livro são fundamentados nas reflexões sobre o semiárido e agroecologia, apresentadas na Parte I. “A parte I apresenta os fundamentos teóricos, enquanto que na parte II os educadores vão encontrar pistas de como trabalhar o conhecer, o analisar e o transformar a partir de cada tema”, explica Michelle.

Uma das autoras do livro, Zhara Leite afirma que embora este seja o terceiro livro da equipe de educação do MOC, Construindo Saberes para Educação Contextualizada reflete um processo coletivo de produção da equipe e o amadurecimento com a educação do campo. “Fazer este livro foi gratificante, prazeroso e nos levou à descobertas. Esperamos que os educadores, as crianças e as famílias do semiárido se reconheçam neste livro e façam bom uso. A partir de agora ele deixa de pertencer ao MOC e passa ser de quem quiser”, afirma Zhara.

Expectativas – Coordenador do projeto Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo (CAT) no município de Santa Luz, o educador José da Cunha Machado participa do projeto desde o ano de 1994. Durante o evento que marcou o pré-lançamento do livro, Machado, como é conhecido, falou das expectativas. “Assim como os dois livros que já foram produzidos, que este seja subsídio para os professores. Ele chega no momento de atender a demanda e os anseios dos professores. Espero que o livro seja bem aproveitado em sala de aula”, disse Machado.

Simone Lopes Oliveira, coordenadora do CAT em Conceição do Coité, também fala das expectativas. “Será algo bem interessante e inovador. O livro vai reascender a essência gostosa que tem o CAT”, comenta Simone que planeja realizar um evento em Conceição do Coité para distribuir o livro entre os educadores. “Um material tão bom como esse não pode ser entregue de qualquer maneira. Vamos fazer um evento lindo para entregar o livro ao educador”.

O lançamento oficial do livro Construindo saberes para educação contextualizada: Desenvolvimento sustentável e convivência com o semiárido está previsto para acontecer no mês de maio.

 


DOWNLOAD DO ANEXO