MOC participa de monitoramento do Sistema Água Doce

30/09/2021
MOC participa de monitoramento do Sistema Água Doce

O Movimento de Organização Comunitária (MOC), recebeu em sua sede, em Feira de Santana, a equipe do programa Água Doce durante dois dias para realizar monitoramento do acompanhamento técnico aos sistemas implementados na Bahia.

Participaram da atividade equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA),
Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e técnicos/as do MOC, IRPA E ASFAB - organizações que desenvolvem assistência técnica aos sistemas nas comunidades rurais onde existe a impetração do equipamento.

Segundo a Técnica social do programa pelo MOC, Ana Glécia Almeida, os processos de acompanhamento tem sido importante para fortalecer as ações do programa. Ela ressalta que desde a mobilização, o dialogo com a comunidade e as visita aos sistemas tem sido de fundamental importância. “A experiência de dessalinização tem contribuído para garantir o acesso à água de boa qualidade para as famílias do semiárido, mas ainda é necessário investir no fortalecimento dos sistemas de dessalinização a médio e longo prazo”, completa.

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação e gestão de sistemas de dessalinização no semiárido brasileiro. Na Bahia essa ação é desenvolvia com a SEMA e CAR.

Na Bahia, já são mais de 70 mil beneficiários/as com o sistema. O MOC acompanha os munícipios de
Gavião, Ipirá, Mairi, Pintadas, Capela do Alto Alegre, Pé de Serra, Riachão do Jacuípe, Baixa Grande, Mirangaba, Ourolândia, Umburanas, Conceição do Coité, Quijingue, Santaluz, Itiúba, Monte Santo, Cansanção, Nordestina e Queimadas.

Acesse o link para ver o vídeo da atividade:
https://www.youtube.com/watch?v=A993AnWt-lE&t=24s


Por Kívia Carneiro
Setor de Comunicação do MOC