MOC celebrará seus 55 anos de história, de trabalho, resistência e de lutas.

08/09/2022
MOC celebrará seus 55 anos de história, de trabalho, resistência e de lutas.

O Movimento de Organização Comunitária – MOC entre os dias 13 e 15 de setembro de 2022, realizará a cerimônia comemorativa de seus cinquenta e cinco anos de história na Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, tendo como convidada especial Sandra Maria Chaves, que tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em planejamento e avaliação de políticas e programas de alimentação, com uma palestra magna sobre o cenário da fome no Brasil.


Além da palestra com Sandra Chaves, que se apresentará no dia 14 de setembro ás 19 horas, nos três dias de celebração acontecerão diversas atividades à exemplo da “Feira de Saberes, Sabores e Fazeres por um Sertão Justo”, seminários, oficinas, palestras, manifestações artísticas e culturais. Além disso, contará com um grande show do cantor Canindé, no espaço Hangar da UEFS, no dia 14 ás 21 horas.

Aberta ao público em geral, a referida Feira Agroecológica tem como objetivo chamar a atenção para os saberes, sabores e fazeres e as potencialidades da região, observando a capacidade que tem o homem e a mulher que habitam no Semiárido para oferecer produtos e ideias que refletem tanto a convivência quanto os caminhos para efetivação do desenvolvimento sustentável regional. Serão apresentados e comercializados diversos produtos artesanais e agroecológicos, sem perder de vista a diversidade e riqueza cultural, envolvendo o público e os sujeitos que dão sentido ao trabalho e missão da instituição, como agricultores/as familiares, mulheres, jovens, crianças, comunicadores/as, educadores/as e técnicos/as.

Com a participação de um público médio de quinhentas pessoas, programação será dividida nos três turnos, com início dia 13 às 08 horas, com atividades diversas que contemplam manifestações culturais, palestras, mesas redondas, rodas de prosa, socialização de experiências, exposição fotográfica, demonstração e comercialização de produtos da região do Semiárido, espaços de diálogo, interatividade e trocas de experiências comunitárias, premiações, entre outras.

Criado em 1967, o Movimento de Organização Comunitária - MOC é uma organização não governamental que surgiu com o objetivo de organizar as comunidades carentes de Feira de Santana. No decorrer da década de 1970, o foco de atuação se deslocou para as comunidades rurais do Semiárido baiano, especialmente na Região Sisaleira. Hoje, presente nos Território do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão, busca pelo desenvolvimento sustentável desenvolvendo ações de fortalecimento da sociedade civil, da agricultura familiar, dos direitos de mulheres, homens, jovens, crianças e adolescentes, da educação do campo, da comunicação comunitária e do acesso à água, agroecologia e alimentação saudável.