MOC celebrou seus 55 anos de história na UEFS

19/09/2022
MOC celebrou seus 55 anos de história na UEFS

O Movimento de Organização Comunitária - MOC com espírito de quem resiste e insiste na construção de um Sertão Justo iniciou na manhã do dia 13 de setembro no Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana, a sua Jornada MOC 55 anos: Nossa Caminhada Por Um Sertão Justo. 

A abertura ficou por conta da Orquestra Neojibá, que fez uma belíssima apresentação emocionando a todos e todas. Em seguida, foi o momento da Mesa de Abertura, e mais uma vez a emoção tomou conta do espaço com as falas e pariticipações de Conceição Borges (Presidenta do MOC), Naidison Baptista (ASA-BA e ASA Nacional), Wilson Dias (Coordenador da CAR), Lorena Costa (Secretária de Educação de Quijingue), Celia Firmo (coordenadora geral do MOC), além de outros representantes que também contribuíram com a história do MOC. Foi uma manhã intensa na qual muitas histórias foram socializadas e compartilhadas.

Na oportunidade, também foi aberta oficialmente a “Feira de Saberes, Sabores e Fazeres por um Sertão Justo” na tarde do dia 13 de setembro, no espaço do Hangar da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, na Jornada MOC 55 Anos, contando com uma mesa de apresentação, na qual esteve presente a Coordenadora Geral Célia Firmo, a coordenadora do Programa PFEES Gisleide Carneiro e Marcelino Galo. Na Feira contamos com uma variedade de produtos artesanais e agroecológicos, sem perder de vista a diversidade e riqueza cultural, envolvendo o público e os sujeitos que dão sentido ao trabalho e missão da instituição, como agricultores/as familiares, mulheres, jovens, crianças, comunicadores/as, educadores/as e técnicos/as.

Em seu segundo dia de atividades, a Jornada MOC promoveu diversas ações através das suas áreas programáticas como seminários temáticos, reuniões, intercâmbios e oficinas as quais fortaleceram os debates em torno dos direitos dos povos do campo do semiárido baiano. Essas atividades asseveram a resistência e resiliência do MOC ao longo de seus 55 anos e celebrar isso junto aos sujeitos que fazem e são o MOC é reforçar que a luta por um sertão justo seguirá sendo a essência que une a todos e todas. Foi um dia recheado de muitas emoções e reforço ao nosso compromisso de seguir em luta juntos/as. Parafraseando as palavras de Naidison Baptista, o povo do semiárido quer direitos, convivência com o semiárido, quer vida plena. Ainda contamos com uma palestra magna, dia 14, às 19h, com o tema é o cenário da fome no Brasil que contou com a participação da Profª. Sandra Chaves - Professora da UFBA; Nutricionista, doutora em Administração pública; Vice-coordenadora da Rede PENSSAN, do Profº. Silvio Porto - Agrônomo, doutorando em Sociedade e Meio Ambiente; Professor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB); Coordenador do Núcleo de Educação do Campo, Territorialidades e Agroecologia (Nucampo), Débora Rodrigues – Consea Bahia - Debatedora e o nosso querido Naidison Baptista – ASA Bahia/ MOC - como mediador. Além disso, contou com um grande show do cantor Canindé, Kareen Mendes e Escravos do Forró no espaço Hangar da UEFS.

O terceiro e último dia da Jornada MOC 55 anos foi iniciado com uma mística de forma poética, política e com a resistência peculiar apresentou a trajetória de 55 anos da organização através das décadas que compõem sua história, desde 1967 até os dias atuais. Na oportunidade, diferentes representações dos públicos do MOC expuseram registros fotográficos de cada época, ao tempo que cânticos e canções históricas dos movimentos iam sendo entoadas e entravam os homenageados históricos: Antônio Albertino Carneiro, fundador do MOC, assim como Seu José Leoncio das Chagas (seu Zeca) de Araci, a Professora Francisca Baptista, Tereza Rocha, Teresinha Silva, seu Caciano, além dos jovens Clécia (Keu Silva) e Breno Santiago.

Foi um momento de agradecer pelas sementes plantadas e que deram frutos, mas principalmente de incentivar o plantio de novas sementes e perspectivas futuras. A manhã seguiu com mais homenagens aos sócios-fundadores do MOC e seus representantes, a saber: Albertino Carneiro, duplamente homenageado, Josué Melo, Adriana Fialho representando seu pai Edson Fialho, Hildete Faria, atual diretora representando seu pai Joel Farias e Elsimar Pondé, representando seu pai Joaquim Pondé. Além desse momento, também se fizeram presentes e foram homenageados/as representando os/as parceiros/as que contribuem no dia a dia do MOC nas pessoas da vereadora Nayara Silva, vereador Ivamberg Lima, representantes das APAEB's, Mulheres, Juventudes, Cooperativismo e Sindicatos.

Também foi o dia de premiar os profissionais de imprensa que visibilizaram e produziram matérias informativas sobre direitos humanos, desenvolvimento justo e solidário do semiárido brasileiro.
Ao final dessa Jornada, Hiolane Carneiro brindou o momento com várias canções sobre o sertão, e o espírito de gratidão, fraternidade e esperança inundou o espaço, encerrando o momento com os agradecimentos a todos e todas que fizeram da Jornada de 55 anos do MOC mais um momento de grande resistência e resiliência, as duas palavras que marcaram esse momento e que ficam como baluartes para os próximos períodos. O MOC agradece a todos e todas pela parceria.