MOC realizou a sua Jornada de Planejamento, Monitoramento e Avaliação 2023

16/03/2023
MOC realizou a sua Jornada de Planejamento, Monitoramento e Avaliação 2023

Sinergia, diálogo, aprendizagens, traduziram o planejamento operacional do Movimento de Organização Comunitária (MOC), que reuniu toda sua equipe técnica, membros da diretoria e parceiros/as para fortalecer o processo de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (PMA) institucional, com foco no alinhamento estratégico e seus desdobramentos táticos e operacionais.

Logo no primeiro dia do encontro que aconteceu no Recanto Maria de Nazaré, em Feira, foi realizado um linda mística, com a construção coletiva de costurar na bandeira do Brasil os retalhos com respostas sobre o que nós, como organização podemos fazer de ações estratégicas e articuladas na erradicação e combate á fome no Brasil, com o intuito de somar esforços na reconstrução do nosso país. O MOC assume o compromisso na luta por um Brasil sem fome.

Na oportunidade também aconteceu uma avaliação do ciclo estratégico redimensionado 2019-2022, do trabalho institucional com foco nos seus avanços e desafios, socializada pelos Programas através da metodologia do carrossel de experiências, o que ampliou a bagagem da equipe sobre a caminhada do MOC com os sujeitos de suas ações.

No segundo dia aconteceu importantes debates, rodas de conversas,  para construir o Plano Operacional Anual 2023 com foco nas contribuições do MOC, a partir das áreas programáticas na erradicação e combate à fome. A atividade começou com uma emocionante mística de abertura e reflexão sobre o tema “O MOC na luta por um Brasil sem Fome”. Uma análise da conjuntura política, econômica e social e perspectivas sobre os Programas Bahia e Brasil sem Fome, centralizou o debate com mediação de Tiago Pereira (Coordenador Geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome) e Débora Rodrigues (Presidenta do Consea).

O coordenador Tiago Pereira, sinalizou sobre a responsabilidade que a sociedade civil organizada tem nos principais desafios que envolvem a sociedade no combate á fome. "Isso não difere da atual responsabilidade do MOC, no seu planejamento estratégico, ajudar e mobilizar para se combater à fome. É a agenda do momento, agenda dos governos, da campanha da Fraternidade, e não diferente, deve ser agenda da sociedade civil organizada. Então, em nome do Governo do Estado da Bahia, do nosso governador Jerônimo Rodrigues, queremos parabenizar ao MOC, por essa iniciativa de debate, de preposição, de convergência de ideias, e dizer que precisamos estar juntos para combater o flagelo da fome e ajudar a quem mais precisa, seja no campo ou na cidade”, ressaltou Tiago Pereira.

A colaboração coletiva da equipe, parceiros/as e diretoria na proposição de ideias, possibilitou que do seu lugar programático, cada uma e cada uma se colocasse no lugar de corresponsável pelo avanço da caminhada, no entendimento de que o problema é nosso e a busca de soluções também.


Comunicação MOC