Feira de Santana agora tem acesso às riquezas do sertão

29/08/2005

Desde o dia 25 de agosto, os agricultores familiares das regiões Feira de Santana, Sisal e Vale do Jacuípe têm sua própria representação comercial bem no meio do pólo comercial da região, no centro de Feira de Santana. Neste dia foi inaugurada a Central de Negócios "Riquezas do Sertão" da Agência Regional de Comercialização do Sertão da Bahia (ARCO-Sertão) que tem como objetivo comercializar diretamente os produtos da agricultura familiar, bem como promover contatos de negócios dos empreendimentos solidários associados.

"Era uma necessidade ter a Central de Negócioa numa cidade maior e mais centralizada como Feira de Santana. Antes, os empreendimentos comercializaram somente em suas localidades e cada um efetuava seus negócios isoladamente. A central veio justamente para organizar em um único espaço o que a região tem de melhor", afirma Elione Alves, coordenadora da Cooperativa das Artesãs de Fibras do Sertão (COOPERAFIS), especializada na fabricação de bolsas, cintos, chapéis e colares feitos de sisal e de outras fibras do sertão.

É o que ressalta também Iara Andrade, presidente da Cooperativa de Produção da Gameleira (COOPERGAMA) de Retirolândia, que produz calabresa de carne caprina, biscoitos de goma, iogurte, bolinhos entre outros itens: "Agora temos a possibilidade de alcançarmos um mercado maior, fora da comunidade e do município de Retirolândia."

Constituída em dezembro de 2002, a ARCO-Sertão tem sede no município de Valente, estando entre as 25 ARCOs brasileiras espalhadas no país. Atualmente, a agência possui 22 empreendimentos filiados, entre associações produtivas e cooperativas que beneficiam produtos da agricultultura familiar dos municípios: Conceição do Coité, Araci, São Domingos, Nova Fátima, Santa Luz, Valente, Queimadas, Retirolândia, Pé de Serra, Nordestina, Riachão do Jacuípe, Quijingue, Serrinha, Teofilândia e Feira de Santana. É provável a filiação de mais seis associações produtivas e cooperativas até o final de 2005. Na implementação da Central de Negócios Riquezas do Sertão, a ARCO-Sertão contou com a parceria da Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS/CUT), do Movimento de Organização Comunitária (MOC), da Petrobrás e da Fundação Banco do Brasil.