Mulheres do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão participam da Marcha das Margaridas

18/08/2011

Uma caravana com 90 mulheres dos territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão participou nos dias 16 e 17 de agosto em Brasília, da Marcha das Margaridas 2011. O evento foi coordenado pelo Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e composto por diversos movimentos de mulheres e organizações da sociedade civil.

Considerada a maior mobilização de mulheres trabalhadoras rurais do campo e da floresta do Brasil, a marcha tem esse nome, como uma forma de homenagear a trabalhadora rural e líder sindical Margarida Maria Alves.
Reconhecida como um grande símbolo da luta das mulheres por terra, trabalho, igualdade, justiça e dignidade Maria Margarida foi uma mulher que rompeu com padrões tradicionais de gênero ao ocupar por 12 anos a presidência do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoa Grande, estado da Paraíba.

A frente do sindicato fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural e a sua trajetória sindical foi marcada pela luta contra a exploração, pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, contra o analfabetismo e pela reforma agrária. Margarida Alves teve o seu trabalho interrompido ao ser brutalmente assassinada pelos usineiros da Paraíba em 12 de agosto de 1983.

Objetivos- A Marcha das Margaridas é uma forma de mobilização social de mulheres tem como objetivos principais fortalecer e ampliar a organização, mobilização e formação sindical e feminista das mulheres trabalhadoras rurais, democratizar as relações de gênero, superar as desigualdades, propor e negociar políticas públicas para as mulheres do campo e da floresta e também, denunciar e protestar contra a fome, a pobreza e todas as formas de violência, exploração, discriminação contra as mulheres.

Como fruto de edições anteriores, e das reivindicações das mulheres, a marcha já obteve diversas conquistas nas áreas de educação, saúde, trabalho, enfrentamento à violência, previdência social e documentação. Em 2011 as mulheres marcharam em busca do desenvolvimento sustentável, autonomia, igualdade e liberdade. E buscaram atenção para as questões que envolvem a terra, a água, a democratização dos recursos naturais, soberania, segurança alimentar e nutricional e também para questões sobre participação e empoderamento político,autonomia econômica, saúde pública, direitos reprodutivos, violência, sexualidade e educação não sexista.

Para Ana Maria Pereira dos Santos, do município de Santa Luz que já participou de outras marchas, a Marcha das Margaridas 2011 teve o diferencial devido a organização e também a participação da presidente Dilma Roussef que assumiu o compromisso de atender às reivindicações das mulheres. Segundo Ana Maria, o evento reuniu mulheres de todos os lugares do Brasil que trocaram muitas experiências e marcharam em busca de seus direitos. “Foi um momento importante, mais uma conquista e a afirmação da luta das mulheres brasileiras e do semiárido baiano”, completou.

 


DOWNLOAD DO ANEXO