Publicações
- Inicial
- Publicações
- Geral
Rede ATER Nordeste apresenta Projeto Cultivando Futuros ao Governo Federal
20/07/2024
A Rede ATER Nordeste de Agroecologia, representada pela AS-PTA, apresentou o projeto Cultivando Futuros: transição agroecológica justa em sistemas alimentares do semiárido brasileiro a gestores do governo federal e aos Conselhos Nacionais de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF). A iniciativa busca monitorar os efeitos das políticas públicas voltadas para a agroecologia e promover uma transição agroecológica justa nos territórios do semiárido.
A apresentação ocorreu em Brasília, entre os dias 16 e 19 de julho, durante a 24ª plenária da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO). Apesar do adiamento do lançamento do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (PRONARA), a CNAPO destacou programas como o Ecoforte, que reforçam o compromisso com a agroecologia.
Diálogo com gestores e apoio institucional
Durante a visita, os representantes do projeto se reuniram com importantes atores institucionais:
- CONSEA: Elisabetta Recine, presidenta do conselho, e Marcos Aurélio Lopes Filho, coordenador geral, manifestaram interesse em apoiar o projeto, principalmente no levantamento de dados sobre políticas públicas nos 20 municípios diretamente envolvidos na iniciativa.
- Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA): Samuel Carvalho, secretário executivo do CONDRAF, e Marenilson Batista Silva, diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER), destacaram a relevância da assistência técnica rural (ATER) para a agricultura familiar e a centralidade da agroecologia como enfoque orientador das políticas públicas.
- CONAB: A Companhia Nacional de Abastecimento enfatizou a importância do projeto para articular políticas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e avançar no Plano Nacional de Abastecimento Alimentar.
Próximos passos
O projeto será tema de um seminário em Campina Grande, Paraíba, de 30 de julho a 2 de agosto, reunindo 50 participantes de 12 organizações da Rede ATER Nordeste. Serão discutidos os conceitos do projeto e planejadas ações como a criação de 12 estações municipais de monitoramento e atividades de comunicação.
A iniciativa é uma realização da AS-PTA, Brot für die Welt e Rede ATER Nordeste de Agroecologia, com financiamento do Ministério Federal da Alimentação e Agricultura da Alemanha (BMEL).
O projeto Cultivando Futuros reafirma o compromisso com a sustentabilidade, a segurança alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar no semiárido brasileiro, promovendo a agroecologia como caminho para um futuro mais justo e sustentável.
Fonte: AS-PTA.