Colocando a mão na massa

18/11/2011

Nos dias 14 e 15 de novembro as comunidades de Cajazeiras em Conceição do Coité e Barbosa no município de Araci receberam a visita de representantes e doadores da ONG Actionaid. Um grupo de cerca de 20 pessoas de vários estados do Brasil visitou as comunidades rurais e conheceu de perto as ações do Projeto Parceiros/as Por um Sertão Justo, desenvolvido pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) em parceria com a Actionaid, e viu na prática a organização e o trabalho dos grupos de produção de mulheres que através de suas ações participativas e solidárias ajudam a transformar a imagem do semiárido baiano.

O primeiro dia de visita aconteceu na comunidade de Cajazeiras em Conceição do Coité, onde o grupo conheceu as mulheres do grupo de produção Delícias da Terra. O grupo conta com a participação de sete mulheres da comunidade que produzem artigos de artesanato, polpas de frutas, bolos, doces, geléias e beijus. Os visitantes ficaram encantados ao conhecer as experiências das mulheres e puderam perceber como a articulação de mulheres de forma coletiva e solidária contribui para o fortalecimento da autonomia feminina, para a geração de renda e o desenvolvimento local.

A cisterna de produção e a horta de Dona Helena, moradora da comunidade também fizeram parte do roteiro da visita em Cajazeiras, assim como a casa de farinha comunitária que até hoje reúne os moradores para a produção de farinha e de beijus. A cisterna assume um papel muito importante para as famílias, pois garante água para produzir o ano inteiro e permite a plantação de hortaliças e verduras de forma agroecológica tanto para o consumo, quanto para a venda. É um trabalho que envolve toda a família e contribui também para a efetivação da segurança alimentar e nutricional de todos.

Mão na Massa – Na comunidade de Barbosa, município de Araci, o dia 15 de novembro começou cedo com bastante animação e grande expectativa dos moradores. A visita do grupo da Actionaid, era esperada a meses e o dia foi muito importante para a comunidade pois foi inaugurada a cozinha do grupo União das Mulheres Artesãs de Barbosa (GUMAB). O grupo conta com a participação de 12 mulheres da comunidade e fabrica artigos em palha e sisal como: chapéus, bolsas e tapetes.

A cozinha foi construída através de recursos enviados pela Actionaid, com a assesoria do MOC, com o objetivo de ajudar as mulheres a potencializar a produção e expandir o trabalho para a área de alimentação. Foram doados também alguns equipamentos como: liquidificador, fogão e freezer.

Durante a inauguração da cozinha, os visitantes finalizaram a pintura e colocaram os equipamentos, entregando oficialmente a cozinha para as mulheres. Foi um momento muito emocionante, pois marcou uma nova etapa e a possibilidade de novas oportunidades tanto para o grupo de produção quanto para toda a comunidade de Barbosa.

Para Mariuza Cardoso de Matos, integrante do grupo, a entrega da cozinha vai ajudar a potencializar o grupo e expandir a produção, pois será possível fabricar além dos artigos de artesanato produtos alimentícios como doces, sequilhos, beijus e polpas de frutas. “Vai ajudar a transformar a vida das mulheres gerar renda e trabalho para a comunidade”, disse.

O grupo da Actionaid participou da pintura da cozinha e com o apoio de técnicos do MOC e representantes de outras entidades parceiras ajudaram a construir também uma pequena horta comunitária. Para a empresária Gaia Pietá, do Rio Grande do Sul, doadora da Actionaid, visitar as comunidades rurais e conhecer o trabalho e a articulação das mulheres foi uma experiência marcante, pois ela não fazia idéia de como era a realidade dos municípios nem como as pessoas viviam. Ela ficou surpresa com as mulheres e se sente muito feliz de poder contribuir um pouco para a continuidade desse trabalho. “É muito bom ver as pessoas se desenvolverem, principalmente as mulheres. Estão de parabéns, pois contribuem para um processo de transformação social profunda”, afirmou.

Também durante a visita, que foi chamada de Mão na Massa, houve na comunidade atividades culturais e oficinas com as crianças de jogos, brincadeiras e exibição de vídeos.


DOWNLOAD DO ANEXO