Experiências de Educação do Campo Contextualizada são temas de seminário

09/12/2011

Buscando aprofundar as reflexões sobre políticas públicas de educação do campo nos três níveis da gestão pública (nacional, estadual e municipal), trocar experiências sobre as ações desenvolvidas e envolver a comunidade acadêmica, acontece de 14 a 16 de dezembro em Feira de Santana o Seminário de Avaliação Anual dos projetos Baú de Leitura e Conhecer, Analisar e Transformar (CAT).

Uma realização do Movimento de Organização comunitária (MOC), da Universidade Estadual de Feira de Santana e secretarias municipais de educação, o evento vai reunir professores, coordenadores pedagógicos, secretários municipais de educação, conselheiros municipais de educação, organizações da sociedade civil, poder público e estudantes de 27 municípios do semiárido baiano para avaliar as ações dos projetos Baú de Leitura e CAT durante o ano de 2011 e traçar perspectivas para o trabalho em 2012.

Aproximação da Comunidade Acadêmica – Durante o dia 15 de dezembro toda a programação do seminário será realizada no Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana. Nos demais dias, as atividades serão realizadas no espaço da Pousada Central.

Estão previstos para serem realizados durante todo o dia 15, carrosséis de experiências sobre identidade e questões étnicos raciais, agricultura familiar e agroecologia, cidadania e políticas públicas, literatura e leitura, além de uma mesa temática sobre Educação do Campo e Políticas Públicas com as pesquisadoras em educação do campo Profª. Dra. Maria do Socorro Silva da Universidade Federal de Campina Grande e Profª Dra. Ludimila Cavalcante da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Além de promover a troca de experiências entre os participantes e apresentar as ações dos projetos Baú de Leitura e CAT, um dos objetivos do seminário é ampliar o debate sobre educação do campo e políticas públicas de educação junto à comunidade acadêmica. Aproveitar o espaço da universidade, para projetar o trabalho e debater junto com alunos e educadores a importância da existência de uma educação contextualizada com a realidade do campo.

Para Zhara Souza, técnica do MOC, firmar parcerias com as universidades, através de intercâmbios e seminários como esse, são ações que ajudam a fortalecer a educação do campo e o debate para torná-la uma política pública. “Envolver os municípios, os educadores ajuda a ampliar o debate e atinge os gestores, no sentido de perceberem a importância de trabalhar uma educação contextualizada com a realidade do campo”, afirmou.


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