Experiência do MOC está entre as dez melhores do país

28/11/2005

O Projeto Baú de Leitura, desenvolvido pelo MOC desde 1999 com o apoio do UNICEF, está entre os 10 vencedores do prêmio Melhores Práticas em Gestão Local/Edição 2005-2006. O prêmio foi anunciado nno dia 22 de novembro pela Caixa Econômica Federal, em Brasília. A cerimônia de premiação teve a participação do consultor especial para Planejamento Estratégico do Habitat (programa da ONU), Nicholas You.

Os vencedores receberão R$ 25.000,00 para serem aplicados na execução de um trabalho técnico ou na melhoria da prática premiada e serão inscritos no Concurso Internacional de Dubai de 2006, promovido pelo programa Habitat e pelos Emirados Árabes. O prêmio distribui US$ 300.000 para as dez melhores práticas do mundo, classificadas segundo os critérios estabelecidos pelo programa das Nações Unidas. Desde 1999, 12 projetos da Caixa inscritos no certame em Dubai foram selecionados entre os 100 melhores do mundo. Desses, quatro práticas ficaram entre as 40 melhores.

O processo de escolha dos premiados ocorreu em três etapas: das 176 experiências inscritas foram escolhidas 20 de cada região do país, formando um total de 100 em âmbito nacional. Destas, foram escolhidas 20 finalistas e, entre estes, os 10 vencedores. A Bahia teve a maior participação entre os vencedores, ficando com quatro finalistas.

Sobre o Projeto Baú de Leitura

O Baú de Leitura é uma mala feita de sisal que contém livros de literatura infanto-juvenil e está presente em mais de 700 jornadas ampliadas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). A leitura dos livros possibilita que professores e crianças desenvolvam a reflexão e o aprofundamento dos temas orientadores (identidade cultural e local, relação com a natureza e o meio ambiente e relações entre família e sociedade).

Monitores, professores e alunos fortalecem, através da leitura, a própria identidade, conhecem melhor a história da região e do mundo em que vivem e se expressam posteriormente em textos, poesias, paródias e apresentações teatrais sobre os resultados do processo de leitura. Os baús são itinerantes e divididos por categoria, passando um período numa determina localidade, depois sendo trocados por outro, com livros diferentes.