Segunda turma de jovens empreendedores é formada pelo PEJR

07/12/2012

O Programa de Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR), executado pelo MOC em parceria com o Instituto Souza Cruz, realizou entre 03 a 07 de dezembro, a sequência de final de formação com a cerimônia de formatura realizada no dia (07 de dezembro), na Casa Mansão da Paz, município de Conceição do Coité.


Durante essa última seqüência foram apresentados os projetos de vida desenvolvidos pelos jovens que participam do programa. Os projetos foram avaliados por uma banca formada por técnicos e profissionais das áreas, que deram dicas de como os projetos podem ser aperfeiçoados.
A turma que se forma nesta sexta-feira é composta por vinte oito jovens, de nove municípios da área de atuação do Movimento de Organização Comunitária (MOC), três de cidades da Bacia do Jacuípe (Riachão, Pé de Serra, Nova Fátima) e seis d o território do Sisal (Araci, Tucano, Serrinha, Quijingue, Conceição do Coité, Retirolândia).  


Segundo o jovem Adriano Cavalcanti Rios, morador do município de Quijingue, a participação no PEJR possibilitou uma formação na direção do protagonismo e empreendedorismo rural, o que já lhe conferiu indicação para coordenação do Coletivo Municipal de Jovens em seu município. Ainda de acordo Adriano, através do no PEJR foi possível desenvolver um projeto de horticultura voltado à criação de alternativas a monocultura na região. Seu projeto visa também à valorização dos produtos orgânicos, sendo produzidos sem a utilização agrotóxicos.


Moradora da sede do município de Nova Fátima, Ana Carulina Oliveira de Jesus, avalia sua participação no programa como muito enriquecedora, “Descobri o gosto pelo campo, além disso, minha relação com minha família mudou completamente”. No PEJR Ana desenvolveu um projeto para implantação de uma loja de bijuterias “Agora sou mais protagonista” completa.             

O Programa- O Programa de Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR) tem por objetivo contribuir para melhoria da formação, dos jovens agricultores familiares. Através de um projeto pedagógico que visa estimular a crítica, a reflexão, à criatividade, a ética e a cidadania, o PEJR busca preparar o jovem para exercer um papel estratégico de agente do desenvolvimento rural.
 A primeira turma baiana do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR) concluiu a formação no dia 11 de junho de 2011, com uma cerimônia de formatura realizada no município de Retirolândia.

Ao longo de um ano de formação no PEJR, cada jovem desenvolve um projeto de vida para construir, de forma qualificada e sustentada, uma proposta de negócio para gerar renda no campo, para a família e a comunidade.



DOWNLOAD DO ANEXO