Juventude rural discute a implantação de cooperativa de jovens empreendedores

21/12/2012

Desde 2010 o PEJR (Programa de Empreendedorismo do Jovem Rural) vem transformando vidas, através da formação complementar de jovens rurais . No total 43 formandos de treze cidades tiveram a realidade transformada pela iniciativa, e passaram  a ser protagonistas das suas vidas.

O método de trabalho com os jovens consiste basicamente na reflexão de cada um a respeito da sua identidade, junto com as possibilidades de participação social e a formação técnica. Segundo Givaldo Souza, Coordenador do Programa de Juventude do MOC, é a partir deste ponto que surge o protagonismo do jovem rural.“O grande diferencial que o programa tem é a valorização do jovem e seu potencial, e é com base nesse fundamento que foi possível resgatar a juventude que até então se encontrava afastada dos movimentos sociais , afirma.

Contudo após o término do processo de formação surgiram dois grandes desafios, a necessidade de organizar uma cadeia produtiva, capaz de comercializar a produção dos jovens rurais e a manutenção de relações constantes entre os jovens.

Com o objetivo de  resolver estas questões, foi então realizado no último dia 06 de dezembro um encontro inicial para discutir a criação da Cooperativa de de Jovens Empreendedores Rurais,  que terá como papel interligar todos os formandos do PEJR e  permitirá organizar a produção e comercialização da agricultura familiar. A cooperativa irá representar os jovens, possibilitando com isso o acesso a políticas públicas de geração de renda e assim evitar o êxodo rural.

A expectativa é que ela  possa servir de instrumento de diálogo com diversas entidades em torno do empreendedorismo juvenil e tornar-se um marco do associativismo baiano.


Para o jovem Teodoro Rios do município de  Pé de Serra, a cooperativa permitirá mais possibilidades para os jovens.” Acredito que com a implantação da cooperativa, muitos outros jovens terão a oportunidade de passar pelo processo que nós passamos, pois será possível a realização de oficinas, cursos e debates para inserir os jovens nos movimentos sociais e dentro de um contexto econômico e sustentável.” afirma

A idéia da cooperativa ainda passará por discussões até a sua implantação efetiva (o próximo encontro acontecerá no dia 26 de janeiro de 2013 em Conceição do Coité), além disso parcerias importantes precisarão ser estabelecidadas para fortalecer o processo, como explica Givaldo Souza, “Esperamos contar com o apoio de entidades como a UNICAFES, o MOC, FATRES, ASCOOB e diversas outras, afinal a nossa discussão em torno associativismo casa muito bem com os ideais destas instituições.”


DOWNLOAD DO ANEXO