MOC apresenta experiência de Educação Contextualizada em Seminário Internacional

28/12/2012

O Movimento de Organização Comunitária (MOC) foi convidado a apresentar sua experiência em educação contextualizada em seminário internacional promovido pela organização não governamental austríaca HORIZONT3000. O evento será realizado entre os dias 12 a 18 de janeiro de 2013, nas cidades de Viena na Áustria e Zurique na Suíça, onde serão debatidos temas relacionados a educação, de modo especial  a educação no campo em países desenvolvidos e em desenvolvimento.


Convidada  a pasletrar no evento,   a  coordenadora do programa de educação do campo do  MOC,  Vera Maria  Carneiro apresentará as experiências dos projetos de educação contextualizada  Conhecer, Analisar e Transformar (CAT) e Baú de Leitura.


Na oportunidade a coordenadora ainda visitará as entidades parceiras do MOC na execução destes programas, como o Instituto de Cooperação e Pesquisa da Áustria e Omicron.


De acordo com Vera Maria o evento será importante para tornar o trabalho do MOC ainda mais conhecido internacionalmente. Outro ponto destacado pela coordenadora é o fortalecimento das parcerias. “É um momento de buscar e consolidar apoios para execução dos projetos de educação no campo e do trabalho do MOC como um todo. É importante não só para o MOC, mas para todo o semiárido”, afirmou.


Ações de educação do campo- O trabalho de educação do campo do MOC é considerado uma experiência de sucesso, que promove a participação social e valoriza o semiárido, envolvendo as crianças, os/as educadores/as e a comunidade. As ações dos projetos CAT e Baú de Leitura trabalham numa perspectiva de valorização dos sujeitos e do contexto onde vivem. Temáticas relacionadas ao campo, como agricultura familiar, agroecologia, meio ambiente, segurança alimentar, água e outras como gênero, comunicação e cultura são trabalhadas com o objetivo de fortalecer a identidade das pessoas e promover a cidadania.


DOWNLOAD DO ANEXO