Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária comemora um ano de atividades

06/03/2014

No próximo dia 07 de março o Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária comemora um ano de existência, com foco no fortalecimento do comércio justo e no trabalho dos empreendimentos econômicos e solidários (EES).

Localizado no município de Serrinha, o Armazém é uma iniciativa da organização dos Empreendimentos Econômicos Solidários articulados em rede que visa viabilizar a comercialização dos produtos. Com o apoio do Governo Estadual da Bahia e Governo Municipal de Serrinha, a iniciativa é uma experiência piloto no Estado da Bahia, que será reaplicada em mais 06 Territórios do Estado, formando as Redes Territoriais agrupadas em uma Rede Estadual. 

Diversos serviços como: supermercado, lanchonete, refeitório e salão para a formação e capacitação serão oferecidos pelo Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária, todos voltados para o fortalecimento da agricultura familiar e do comércio justo.

A gestão do Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária será feita pela ARCO SERTÃO CENTRAL que tem por objetivo organizar os serviços administrativos, financeiros, econômicos e de comercialização dos produtos em benefício das Cooperativas Associadas e Empreendimentos Parceiros, ofertando acompanhamento aos Empreendimentos Econômicos Solidários através da Base de Serviço Territorial, com o propósito de cumprir sua missão no fortalecimento das práticas da Agricultura Familiar, Economia Solidária e do Desenvolvimento Sustentável. 

A programação para a celebração de um ano de atividades irá contar com a realização de um Seminário Estadual sobre a Agricultura Familiar e Economia Solidária. O evento terá a participação de representantes do poder público, sociedade civil, entidades parceiras e representantes dos empreendimentos econômicos e solidários integrantes à Central de Comercialização.

Para Leninha Alves presidente do Armazém, comemorar um ano de existência é celebrar muitas vitórias e conquistas. Ela afirma que durante um ano de atividades o Armazém da Agricultura Familiar e Economia Sodária movimentou aproximadamente um montante de 400 mil reais através da comercialização dos produtos junto ao Programa de Aquisição de Alimentos (PNAE) e além disso, houve também a participação em outros espaços e mercados. Para ela, o fundamental é continuar o trabalho em rede  e fortalecer os empreendimentos econômicos e solidários filiados. “Nosso grande objetivo é conquistar os mercados convencionais com os produtos da agricultura familiar e economia solidaria.”, completa.


DOWNLOAD DO ANEXO