IX Feira do Semiárido movimenta debates e exposições

06/11/2014

“Eu tô na feira
Eu vou mostrar de tudo
 Tô na feira do matuto
 Tô na feira do sertão”
   (Heldon Cavalcante)
 
 
Centenas de pessoas já passaram pelos estandes montados na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), durante a IX Feira do Semiárido. Os trabalhos foram abertos na noite da quarta-feira (4) com a presença de autoridades locais e representativas de diversos municípios. Técnicos do MOC se revezam para receber os visitantes no estante da instituição montado no local.
 
Participantes de quase todos os municípios do Semiárido baiano marcam presença no evento que prossegue até sexta-feira (07/11). A Feira este ano aborda o tema “Diversidade Cultural e Políticas Públicas para o Semiárido”. Durante a programação, estudantes, professores, pesquisadores e representantes da comunidade externa também debatem sobre os desafios para a formatação de políticas públicas do sertão nordestino.
 
 “A Feira chama a atenção para os saberes, fazeres e as potencialidades do Semiárido, observando a capacidade de homens e mulheres para o desenvolvimento sustentável, sem perder de vista a diversidade regional”, destacou a professora Sandra Nívea Soares de Oliveira, da Comissão Organizadora. 
 
Uma das propostas do evento é a construção de novas parcerias entre a comunidade acadêmica e externa, no sentido de unir o conhecimento institucionalizado ao conhecimento produzido pelas populações do Semiárido. Dentre as atividades, abertas ao público, discute-se o respeito às identidades e aos modos de viver, a elevação da produtividade e alternativas para a sociedade e o meio ambiente. 
 
A realização da Feira, de acordo com o Coordenador de Extensão da UEFS, Washington Almeida, é de chamar a atenção para as potencialidades da região. “São oferecidos produtos e idéias que refletem tanto a convivência, quanto os caminhos para efetivação do desenvolvimento regional”, disse. O professor Washington afirma ainda que a expectativa é que o número de visitantes cresça gradativamente até o final do evento. “As atrações culturais também atraem o público, principalmente à noite”, ressalta 
 
Programação  
A Feira acontece desde 2003 e em sua nona edição, além de debates e mesas redondas o público pode apreciar apresentações culturais como repentes, cordéis, bata do feijão, dança do pilão, samba de roda e muitas outras. “Estou gostando de tudo que tô vendo. Gostei principalmente da apresentação dos repentistas. Tem também muito artesanato lindo e comida gostosa”, enfatiza a estudante Jamille Cunha, de 17 anos, que pela primeira vez visita a Feira.
 
Quem visitar a IX Feira do Semiárido terá ainda a oportunidade de relaxar com massagens terapêuticas, se deliciar com as comidas típicas produzidas pelas comunidades como bolos, beijus, cocadas, sequilhos e doces, além de degustar cachaças e licores diversos. 
 


DOWNLOAD DO ANEXO