Crianças e adolescentes realizam o II AvaliArte do Projeto Vida Nova

10/12/2004

No próximo domingo, 12 de dezembro, realiza-se em Santa Luz a segunda edição do AvaliArte. O evento reunirá cerca de 150 adolescentes e crianças do Projeto Vida Nova, desenvolvido pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) em parceria com a organização inglesa EveryChild. O projeto atua com meninos e meninas de comunidades rurais e urbanas e assentamentos de reforma agrária dos municípios de Conceição do Coité, Retirolândia e Santa Luz através de ações nas áreas de Educação, Geração de Renda, Saúde e Saneamento e Desenvolvimento Comunitário.

Um dos objetivos do evento é avaliar o projeto com o olhar e a criatividade das próprias crianças. O outro é a troca de experiências que vêm sendo desenvolvidas na região, que serão apresentadas em forma de Carrossel, permitindo que todos os participantes possam conhecer todas as experiências e tenham a possibilidade de discuti-las e coloca-las em prática. Serão apresentadas três experiências: um grupo de teatro e música, um de comunicação e outro de poesia.

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Durante o II AvaliArte, comemora-se também o Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV. A data criada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância - Unicef, marca uma campanha mundial para mobilizar comunicadores pelos direitos das crianças e adolescentes. Há doze anos, o Unicef, em parceria com o Conselho Internacional da Academia de Televisão, Artes e Ciências, promove o Dia Internacional da Criança no Rádio e TV em todo o mundo, comemorado no segundo domingo de dezembro. A campanha pretende estimular não só que a infância e adolescência esteja na pauta dos programas, mas que as emissoras ouçam suas vozes e estimulem sua participação ativa na produção e apresentação de peças de comunicação.

Seguindo este lema, os participantes do II AvaliArte serão incentivados a expressar suas opiniões nos meios de comunicação, através da mostra da experiência de três meninas do município de Retirolândia, que atuam na rádio comunitária Arcos FM com um programa de rádio semanal, e a Rádio Móvel dos Jovens Comunicadores Sociais.